hey bibiop

797 palavras 4 páginas
Arte durante e depois da primeira guerra mundial:
O DADÁ E O SURREALISMO – artistas e intelectuais de diversas nacionalidades contrários ao envolvimento de seus países que estavam em conflito na Primeira G. Mundial, exilaram-se na Suíça. Aí acabaram fundando um mov. Literário que deveriam expressar suas decepções com o fracasso das ciências, da religião, e da Filosofia, pois se revelavam incapazes de evitara destruição que assolava a Europa. Esse mov. foi denominado Dada, nome escolhido pelo poeta húngaro Tzara, escolhido aliatoriamente em um dicionário. O Dadaísmo, e principalmente o seu principio do automatismo psicológico, proporcionou o aparecimento do Surrealismo, esse novo mov. associa a criação artística ao automatismo psíquico puro. Dessa associação resulta que as obras criadas nada devem a razão, à imoral ou a própria preocupação estética. Portanto para os surrealistas, a obra de arte não é o resultado de manifestações racionais e lógicas do consciente. Ao contrário, são as manifestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações. Dos pintores surrealistas , Salvador Dali, é o mais conhecido. Em suas obras, A Persistência da Memória e a Ceia, ele criou o conceito de “paranóia critica”. A pintura surrealista desenvolveu duas tendências: a figurativa e a abstrata. Entre os pintores surrealistas de tendência figurativa estão Salvador Dali e Chagall. Já entre os surrealistas de tendência abstrata estão, Miro e Max Ernst.
Pintura do Neoclassicismo - Motivação, gosto pelo poder e confiança na individualidade, em que exibe "a glória que foi a Grécia e a grandeza do que foi Roma".
O Romantismo - aparece no sec. XIX, em uma época agitada por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Rev. Industrial e a Rev.Francesa no final do sec. XVIII. No Romantismo temos a ênfase no individualismo contra o absolutismo.
O Romantismo, se caracteriza como uma reação ao Neoclassicismo. Enquanto os artistas

Relacionados