Hexamin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O elemento de transição níquel (Ni), é duas vezes mais abundante na crosta terrestre que o cobre, sua cor é branca prateada com tons amarelos. Ele possui umacaracterística marcante que é a capacidade de se transformar em um imã quando em contato com campos magnéticos. É relativamente resistente a oxidação e corrosão, forma liga de diversasutilizações em industrias e é mais duro que o ferro. Apresenta estado de oxidação 2-.
O níquel é utilizado para melhorar as propriedades da maioria dos metais e ligas. Metade daprodução do metal é utilizado em ligas de ferro. Seus compostos são úteis na proteção de materiais.
O níquel apresenta uma química de coordenação o riquíssima onde são conhecidoscomplexos com estados de oxidação de 1- até 4+.

OBJETIVOS
• Sintetizar dois complexos de níquel (II), cloreto de hexamin níquel (II), e o sulfato de hexamin níquel (II).PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

• MATERIAIS UTILIZADOS:
-papel filtro;
-pêra;
-pipeta de 10 ml;
-béqueres;
-bomba de sucção;
-espátula;
-funil de buchner;
-balança analítica.

•REAGENTES E SOLUÇÕES:
-cloreto de níquel hexahidratado;
-hidróxido de amônio;
-sulfato de níquel hexahidratado;
-acetona;
-água destilada.




• ROTEIRO EXPERIMENTAL:Primeiramente foi pesado 6 g de cloreto de níquel hexahidratado, logo após foi dissolvido em 10 cm³ de água, e foi aquecido.
Em seguida foi adicionado a solução 12 cm³ de uma soluçãoaquosa concentrada de amônio (hidróxido de amônio), que foi previamente resfriado em banho de gelo, após a mistura foi colocada em banho de gelo.
Logo após o resfriamento da soluçãofoi filtrado os cristais obtidos, e lavados com 3 cm³ da solução gelada de hidróxido de amônio, e em seguida com acetona. Foi deixado os cristais secarem a temperatura ambiente.
tracking img