Hexafluoreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hexafluoreto de Enxofre


Descrição

À temperatura ambiente e pressão atmosférica, o hexafluoreto de enxofre é um gás não inflamável, não tóxico, incolor, inodoro e insípido. Possui alta resistência dielétrica e grande estabilidade térmica. Sendo cerca de cinco vezes mais denso que o ar atmosférico, tende a acumular-se em locais baixos. O hexafluoreto de enxofre é envasado e transportado emcilindros de aço como gás liquefeito sob sua própria pressão de vapor de aproximadamente 23 bar a 21 °C.

Primeiros Socorros

Inalação:

Uma pessoa que seja vítima de asfixia por hexafluoreto de enxofre, deve imediatamente ser removida para uma área descontaminada, de preferência ao ar livre. Caso a pessoa esteja apresentando dificuldade respiratória pode ser administrado oxigênio. Caso apessoa apresente perda de consciência e parada respiratória, é necessário fazer respiração artificial (boca a boca) seguida de administração de oxigênio. Caso ocorra parada cardíaca, será necessário administrar massagem cardíaca simultaneamente à respiração artificial; fazendo-se 5 massagens cardíacas e uma respiração alternadamente. Em qualquer caso chame imediatamente um médico ou socorroespecializado.

Contato com a pele:

Caso a vítima tenha sido atingida por hexafluoreto de enxofre líquido, o local atingido deve ser descongelado com água corrente, nunca utilizar água quente. Manter a vítima aquecida e chamar um médico imediatamente.

Contato com os olhos:

O contato da fase gasosa com os olhos não causa nenhum problema. O contato da fase líquida com os olhos é muito perigosodevido ao imediato congelamento do local. Uma pessoa que tenha tido os olhos atingidos por hexafluoreto de enxofre líquido, deve ter os mesmos lavados com água corrente por pelo menos 15 minutos. Caso a pessoa utilize lentes de contato, descongele os olhos antes de tentar removê-las. Devido ao congelamento do local, a lente ficará colada à retina e qualquer tentativa de remoção antes dodescongelamento poderá causar cegueira permanente. Nestes casos o ideal é descongelar o local com água corrente por pelo menos 5 minutos e uma vez que se tenha certeza que os olhos já foram descongelados, remover as lentes de contato e lavá-los por mais 15 minutos. Chame um médico imediatamente.


Precauções no manuseio e estocagem

Todas as pessoas envolvidas no manuseio de hexafluoreto de enxofre devemser treinadas com relação às suas propriedades, efeitos e correto manuseio antes de iniciar qualquer tipo de atividade. Apesar do hexafluoreto de enxofre ser um gás completamente inerte, a área de estocagem de cilindros, deve ser adequadamente ventilada para evitar o risco de asfixia em caso de vazamento. Não coloque os cilindros onde exista o risco de entrar em contato com um circuito elétrico,um curto circuito sobre o cilindro pode ocasionar um aquecimento localizado muito elevado comprometendo a resistência da parede do mesmo. Nunca utilize os cilindros como roletes e evite impactos. Ao utilizar cilindros de hexafluoreto de enxofre, procure sempre fixá-los adequadamente de forma a evitar quedas acidentais.


Informações para transporte

Dados os riscos envolvidos e a complexidadedas exigências de segurança legais normativas para o transporte de produtos perigosos em geral, e especificamente do hexafluoreto de enxofre sugerimos que os clientes não transportem gases a granel ou em cilindros, a menos que estejam altamente familiarizados com as exigências mencionadas e possuam os equipamentos e recursos necessários. As informações que se seguem têm caráter puramenteilustrativo e não estão completas.

Recomendamos enfaticamente que quando o transporte seja indispensável para a operação de um determinado cliente, este, adquira a versão mais atualizada do “Manual de Autoproteção – Produtos Perigosos – Manuseio e transporte rodoviário” publicado pela Indax Advertising Comunicação Ltda. ou então da coletânea de decretos lei e normas pertinentes da ABNT.

O...
tracking img