Heterosidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Cromatográfica da Cannabis sativa

Agitou-se durante 10 minutos 1 grama da planta pulverizada com 10 ml de metanol à temperatura ambiente. Filtrou-se e evaporou-se o solvente.
Emseguida, reconstitui-se o resíduo em 1ml de tolueno (solvente aromático, volátil e incolor).
Preparou-se a fase móvel com 8 ml de n-hexano para 2 ml de éter diétilico.
Utilizou-se como faseestacionária uma placa de gel de sílica 60 F254-precoated, com propriedades fluorescentes e, colocada num suporte de alumínio.
Marcou-se a placa com um lápis (porque a grafite não interferecom a reacção dos compostos) dois pontos de aplicação acima da linha do solvente, um para o padrão (P) (constituído por THC dissolvido em tolueno) e outro mais afastado, para o extracto (E).Colocou-se no ponto de aplicação do extracto, com a ajuda de um capilar, 2 gotas dessa amostra e no ponto de aplicação do padrão 5 gotas da solução padrão.
Colocou-se a placa no “copo desolvente”, tendo em atenção a que os pontos de aplicação não ficassem mergulhados no solvente. Aguardou-se que o solvente percorresse a fase estacionária (placa) até à linha da frente dosolvente.

Devido à ausência de coloração na placa, procedeu-se a uma revelação química e física da mesma. Para tal pulverizou-se a placa com revelador químico FBS (fast Blue salt reagente), reacçãoesta que provocou uma alteração da cor (negra) quando observada no aparelho a 254 nm (revelador físico).
Visualizou-se que na solução padrão apenas surgiu uma mancha negra e na solução doextracto, várias manchas negras.



. .
. .
P E
P ELinha da frente do solvente

Extracto

Padrão...
tracking img