Hesse e lassale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Constitucional Ferdinand Lassale e Konrad Hesse
Nesse trabalho veremos os pontos de vista de Ferdinand Lassale no livro “A Essência da Constituição” e a oposição de suas ideias comKonrad Hesse no livro “A Força Normativa da Constituição”.
Primeiro, Ferdinand Lassale, que em sua obra introduz um conceito: Fatores reais de poder, que são, segundo ele a Monarquia, Aristocracia, oexército, a grande burguesia, a pequena burguesia e a classe operária e tais fatores podem ser resumidos em poderes: Poder militar, social, econômico, politico e intelectual. Esses fatores formam aConstituição Real.
De acordo com Lassale, adepto da Constituição Real, diz ainda que a Constituição Jurídica não passa de um pedaço de papel e que sem os fatores reais de poder a Constituição está condenadaá reforma. Lassale ainda revela que a Constituição Real apenas manifesta as relações de poder nela dominantes.
Os problemas da Constituição de Lassale são ligados ao poder (os poderes mudamfrequentemente então é obrigado a ter uma troca constante de Constituição), portanto as normas estão corretas, o que significa que a Constituição de Lassale é uma ciência do ser. Ainda por Lassale, ele afirmaque as questões de poder não são as mesmas que as questões jurídicas. Lassale baseia-se na realidade que é confirmada pela experiência histórica.
Ainda para Lassale, a Constituição Jurídica, queregula e motiva tem essa capacidade limitada pois não tem os tais fatores reais de poder.
É importante ressaltar que o livro de Hesse não se contrapõe totalmente as ideias de Lassale, lembrando sempreque Hesse usou a obra de Lassale para escrever “A Força Normativa da Constituição”.
Na obra de Konrad Hesse é necessário ressaltar que ele empenha-se em demonstrar que não há uma derrota daConstituição quando colocamos em oposição aos fatores reais de poder de Lassale. De acordo com Hesse, existem pressupostos que asseguram a força normativa da Constituição e ainda afirma que as questões...
tracking img