Herpetofauna no município de são sepé - rio grande do sul

Páginas: 9 (2224 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA - URCAMP
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAÇAPAVA DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

HERPETOFAUNA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ - RIO GRANDE DO SUL

DAIANE PAZINATO

CAÇAPAVA DO SUL
2010
TÍTULO:
Herpetofauna no município de São Sepé - Rio Grande do Sul.

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa caracterizar aherpetofauna (anfíbios e répteis) encontrada em uma área específica no Município de São Sepé, Rio Grande do Sul, conhecida como Ponta do Mato e Sanga Funda (30 06´44.8"S 53 37´06.6"W), os dados obtidos poderão auxiliar na conservação das espécies registradas.
Esta região é composta de campos, açudes, banhados e fragmentos florestais, será analisado a riqueza de espécies, sendo que não hádados publicados sobre este grupo no município.
Estudos sobre composição faunística são fundamentais para a compreensão da biodiversidade e conseqüentemente para o planejamento e tomada de decisões sobre estratégias de conservação (Haddad, 1998 apud Santos et. al. 2005). O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, possuindo um número superior a 20% do total de espécies do planeta. Osrépteis compreendem um grupo bem diversificado de animais, sendo conhecidas atualmente 721 espécies para o Brasil: 36 quelônios, seis jacarés, 241 lagartos, 67 anfisbênias e 371 serpentes (SBH, 2010), ocorrendo nos principais habitats do planeta, inclusive em regiões áridas.

Nosso país ocupa a segunda colocação na relação de países com maior riqueza de espécies de répteis; ficando atrásapenas da Austrália (Wilson & Swan, 2008 apud SBH 2010).
Atualmente no Brasil a classe Amphibia está representada por aproximadamente 875 espécies, distribuídas em três ordens: 847 Anuros,
um Caudata e 27 Gymnophionas.No caso dos anfíbios, o Brasil ocupa a primeira colocação na relação de países com maior riqueza de espécies de anfíbios.
A identificação das espécies de anfíbios reveladados decisivos para o sucesso das ações que buscam conservar a biodiversidade (DEIQUES et al., 2007; HEYER et al., 1994).
Para Santos; Rossa-Feres & Casatti (2007), o conhecimento sobre a biologia e ecologia da maioria das espécies é escasso, principalmente nas regiões interioranas.O levantamento qualitativo da fauna é importante para conhecer e estabelecer uma lista, a mais completapossível, sobre a fauna de um ambiente e fornecer informações que subsidiam a adoção das melhores práticas de manejo da área em questão (TOMAS, 2002).

OBJETIVOS

Objetivo geral:
-Conhecer a herpetofauna no município de São Sepé.
Objetivos específicos:
-Realizar um levantamento das espécies de anfíbios e répteis da região.
-Levantar dados que auxiliem no manejo e conservação das espéciesregistradas.

JUSTIFICATIVA
A compreensão da composição das comunidades faunísticas é fundamental para a execução de medidas conservacionistas em ambientes naturais.
A constante degradação que os ecossistemas vêm sofrendo, especialmente em decorrência de ações humanas, implica na alteração ou eliminação dos habitats explorados pelos animais, sendo o principal fator responsável pelosdeclínios populacionais observados nas variadas espécies.

REFERENCIAL TEÓRICO

A história natural é fonte preciosa de informações que colaboram na fundamentação de teorias em diversas áreas da biologia, como ecologia, etologia, evolução e conservação biológica. (GREENE, 1986).
A herpetologia estuda os répteis e anfíbios, esta ciência é utilizada como bioindicador no que se diz respeito à açãoimediata de respostas às alterações do meio ambiente.
A palavra “herpetós” ,do grego, significa o que se arrasta e a intenção do nome é referir-se aos animais que rastejam, os répteis, dentro desta especialidade entram, também, os anfíbios que caminham ou pulam, não se arrastam. Tradicionalmente, os anfíbios são estudados junto com os répteis, apesar de compartilharem poucos caracteres com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial do Rio Grande do Sul
  • Rio grande do sul
  • Economia do Rio Grande do Sul
  • Rio Grande do Sul
  • História Rio Grande do Sul
  • Porto rio grande do sul
  • Economia do rio grande do sul
  • Historia Rio Grande do Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!