Herodoto, o pai da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Heródoto


Heródoto nasceu em Halicarnasso em torno de 408 A.C. Criado por um tio, Pamiatis, que era poeta épico, Heródoto teve educação esmerada e oportunidade para fazer grandes viagens aomundo antigo. Viveu no exílio durante grande parte da vida.


“O pai da história”
Antes de Heródoto, existiam registros sobre o passado sob a forma de anais e de épicos literários, mas foi elequem começou a considerar a história um projeto de pesquisa que poderia revelar conhecimento sobre o comportamento humano. No prefácio de Histórias, Heródoto deixa claro que o propósito de sua obra foidescrever ações humanas com a finalidade de que elas ficassem para a posteridade.
Heródoto utilizava do método investigativo para compor história. A própria palavra empregada por ele no título desua obra, “historia”, significa em grego investigação ou inquérito. Seu trabalho, portanto, não é simples antoção de narrativa e sim um levantamento de dados e fontes, um trabalho de historiador.Histórias
Histórias foi escrito em dialeto jônico, numa escrita considerada simples mas com espaço aberto a digressões e comentários feitos por Heródoto. Estrutura-se em nove partes, cada umadedicada a uma das musas (Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, Polímnia, .
O primeiro volume explica as causas das Guerras Médicas. O segundo, é dedicado ao Egito. O livro três trata dascausas que levaram Cambises a atacar o Egito. Os volumes quatro e cinco discorrem sobre a expansão persa. As Guerras Médicas propriamente ditas só são abordadas a partir do livro seis.
Existe umapolêmica acerca do acabamento de Histórias, bem como existem propostas não desenvolvidas (como o tema dos assírios, que não é abordado). Heródoto, entretanto, provavelmente trabalhou durante vários anos,em várias etapas de composição, o que poderia explicar essas “falhas”.

Metodologia
Descrição geográfia e cultural de um local articuladas em observações pessoais (elemento primário de...
tracking img