herneutica

23923 palavras 96 páginas
Instituto Hebron de Teologia

Manual de Hermenêutica

1

Introdução
Com certa freqüência encontramos com alguém que diz com muito fervor, você não precisa interpretar a Bíblia; leia-a apenas, e faça, faça apenas o que ela diz. Usualmente, semelhante observação reflete o protesto contra o profissional, o estudioso, o pastor, o catedrático ou o professor da Escola
Dominical que, por meio de interpretar parece estar tirando a Bíblia do homem ou da mulher comum. É sua maneira de dizer que a Bíblia não pé um livro obscuro. Afinal das contas, argumenta-se, qualquer pessoa com metade de um cérebro pode lê-la e entendê-la. O problema com um número demasiado de pregadores e professores é que cavam tanto que tendem a enlamear a água. O que era claro para nós quando a lemos já não é mais tão claro.

Há muito de verdade em tal protesto. Concordamos que os cristãos devam aprender a ler a Bíblia, crer nela, e obedecê-la. E concordamos especialmente que a Bíblia não precisa ser um livro obscuro, se for corretamente estudada e lida. Na realidade, estamos convictos que o problema individual mais sério que as pessoas tem com a Bíblia não é uma falta de entendimento, mas, sim o fato de que entendem bem demais a maior patê das coisas! O problema de um texto tal como fazei tudo sem murmurações nem contendas Fp.2:14, por exemplo, não é compreende-lo, mas sim obedece-lo, coloca-lo em prática.

Concordamos que o pregador ou o professor estão por demais inclinados a escavar primeiro, e a olhar depois, e assim encobrir o significado claro do texto, que frequentemente está na superfície. Seja dito logo de inicio, e repetido a cada passo, que o alvo da boa interpretação não á originalidade, não se procura descobrir aquilo que ninguém jamais viu.

A interpretação que visa a originalidade, ou que prospera com ela, usualmente poder ser atribuída ao orgulho (uma tentativa de ser mais sábio do que o resto do mundo), ao falso entendimento da espiritualidade

Relacionados

  • Princípios da Interpretação Bíblica
    2695 palavras | 11 páginas