Hermêutica: relação entre polítca, ética, virtude e equilíbrio

625 palavras 3 páginas
Da relação entre a ética, política, justiça e virtude.

JUSTIÇA E POLÍTICA

O estagirista apresenta em todo o seu legado de pensamento e ideologia uma grande característica bem antônima ao seu mestre, Platão, que era a análise e o discurso dos temas que tratava sob uma perspectiva muito mais prática, dando sempre ênfase em como os métodos se aplicam, ou seja, sua praxis.
Quando o tema em questão se tratava da justiça, hoje analisada com mais profundidade como teoria da deontologia, em Perelman, havia profunda conexão entre tal tema e a prática política. Se traduzíssemos tais hábitos, como queria o estagirista, para a linguagem da politicagem que hoje acontece, seria como dizer que todos os políticos, pessoas públicas que, em teoria deveriam buscar realizações no âmbito público para que o bem estar social chegasse ao maior número de pessoas, saíssem dessa teoria e partissem para a prática diária da ética verdadeira, deixando demais ataques pessoais aos outros políticos e falácias de campanha em rumo à concretização da justiça, isto é, trazendo a posição reta da realização da ética, que é o seguimento da Lei na esfera pessoal, para a esfera pública. Eis aí o porquê de o sistema governamental atual, como um todo, estar em profunda crise: não há como se aplicar para o público o que não se tem em particular.
Há também a ressalva de uma espécie de classificação dos vários tipos de justiça, entretanto, vejo que essa classificação se torna meramente didática, eis que quando posta em prática, só altera-se o lugar, não mudando, contudo, a essência. Classificava-a entre justiça política, essa por sua vez subdividida em natural e legal, justiça universal e justiça particular, onde a primeira se caracterizava pelo meio com o qual a ética atuava no meio político, realizando-a através de argumentos que se encontravam na natureza e argumentos criados pelo homem, derivação de seu intelecto e razão, a segunda, aquela que advinha das observações do universo, irrevogáveis e

Relacionados