Hermeneutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico.
Durante a Idade Média, não existia o racismo em si, mas sim um sentimento de superioridade xenofóbica por origem religiosa das demais raças para com os negros. A partir da chegada dosconquistadores portugueses à África, começou a comercialização de escravos para toda a Europa. Chama-se de tráfico negreiro o transporte forçado de negros como escravos para as Américas e para outrascolônias de países europeus, durante o período colonialista. A escravatura foi praticada por muitos povos, em diferentes regiões, desde as épocas mais antigas.
Na Idade Moderna, sobretudo a partirda descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolvendo-se então um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a serjustificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural dos europeus.
Os portugueses já usavam o negro como escravo antes da colonização do Brasil,nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. O tráfico para o Brasil, embora ilegal a partir de 1830, somente cessou em torno de 1850, após a aprovação de uma lei de autoria de Eusébio de Queirós(legislação brasileira do Segundo Reinado, que proibiu o tráfico interatlântico de escravos), depois de intensa pressão do governo britânico, interessado no desenvolvimento do trabalho livre para a ampliação domercado consumidor.
Iniciado na primeira metade do século XVI, o tráfico de escravos negros da África para o Brasil teve grande crescimento com a expansão da produção de açúcar, a partir de 1560 e com adescoberta de ouro, no século XVIII. A viagem para o Brasil era dramática, cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante a viagem nos porões dos navios negreiros, que os transportavam. Mas nofinal da viagem sempre havia lucro. Os principais portos de desembarque no Brasil eram a Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, de onde seguiam para outras cidades. Apesar de não ocorrer mais o...
tracking img