Hermeneutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



O termo, hermenêutico, é de origem grega, significa “esclarecedor” “significativo”, ”interpretativo”.


Alguns defendem que o termo deriva do nome do deus da mitologia grega Hermes,o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam à origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano.






Hermenêutica em Filosofia é aciência que estuda a arte e também a teoria da interpretação e surgiu na Grécia Antiga.
A Hermenêutica estuda diversos assuntos em diversas áreas, como literatura, religião e direito.
Podemos definir aHermenêutica como a ciência das leis e da interpretação.
Para se alcançar o significado a compreensão de um texto se faz necessário a investigação dos diversos elementos que compõe o processohermenêutico ▬ o autor, o texto e o leitor.
A prática mais utilizada para se pesquisar o sentido de um texto seja este bíblico ou literário é a partir do autor, do que este desejou transmitir em suaconsciência ao elaborar seu escrito, é essencial comparar as diversidades de obras produzidas pelo mesmo escritor verificando assim o que ele disse em momentos distintos, a época e também o idioma utilizado.
Noque se diz respeito ao texto é importante ressaltar que alguns estudiosos defendem que o sentido do discurso tem liberdade significativa, liberando-se do domínio do seu criador assim que é escrito.Assim como existe as mais variadas espécies de leitor existem também diversas formas interpretativas de um texto.


Através do método hermenêutico o sentido do texto é interpretado e revelado.
AHermenêutica como ciência da interpretação, foi desde cedo, o processo de busca e de conhecimento aplicado pelas “Ciências do Espírito”: Teologia, Filosofia, História e Literatura.
Nas ciênciassociais, foi após a segunda guerra mundial, na Alemanha que a hermenêutica transformou-se em verdadeiro método utilizado na Sociologia e na Psicologia Social.
Mais tarde, após a década de 60, o método...
tracking img