Hermeneutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
CHÁCARA SANTO ANTONIO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
HERMENÊUTICA

Matéria: Hermenêutica.
Professora: Silvia Barreto

SÃO PAULO
2012
BRUNA LUIZA SOARES BRAGA LANDINI DE CAMARGO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
HERMENÊUTICA

Trabalho apresentado no curso de direito, da Universidade Paulista, como requisito para obtenção da nota da matéria deAPS do 3º semestre do curso em questão.

SÃO PAULO
2012
1.       Explique os seguintes termos:
a) EPISTEMOLOGIA
A epistemologia, “também chamada teoria do conhecimento, é o ramo filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemosconseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético?” Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto à filosofia, embora seu primeiro tratamento explícito seja o encontrado em Platão (427-347 AC), em particular no Theaetetus. Mas primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação coma emergência da ciência moderna - que a epistemologia tem ocupado um plano central na filosofia.
A hermenêutica não é um modo de conhecer é um modo de ser, pois a compreensão não depende de um método para conhecer. O interprete jurídico ao interpretar a norma não irá conhecer a norma, irá antes permitir que a norma realize a sua possibilidade de sentido. Por isso STREK falará do salto daepistemologia da interpretação para a ontologia da compreensão.
Daí concluir STREK (2204) que a tarefa da hermenêutica é antes esclarecer as condições sob as quais surge a compreensão, explicitando-as através de uma racionalidade discursivo-argumentativa, trata-se de entender a diferença existente entre compreender e depois explicitar o que foi compreendido.
b) DIALÉTICA
O conceito-chave para nóscompreendermos o que é a superação dialética. Para expressar a sua concepção da superação dialética, Hegel usou a palavra alemã aufheben, um verbo que significa suspender. Mas esse suspender tem três sentidos diferentes. O primeiro sentido é o de negar, anular, cancelar (como ocorre, por exemplo, quando a gente suspende um passeio por causa do mau tempo, ou quando um estudante é suspenso dasaulas e não pode comparecer à escola durante algum tempo). O segundo sentido é o de erguer alguma coisa e mantê-la erguida para protegê-la (como a gente vê, por exemplo, num poema de Manuel Bandeira, quando o poeta fala do quarto onde morou há muitos anos e diz que ele foi preservado porque ficou “intacto, suspenso no ar”). E o terceiro sentido é o de elevar a qualidade, promover a passagem de algumacoisa para um plano superior, suspender o nível.
Pois bem: Hegel emprega a palavra com os três sentidos diferentes ao mesmo tempo. Para ele, a superação dialética é simultaneamente a negação de uma determinada realidade, a conservação de algo de essencial que existe nessa realidade negada e a elevação dela a um nível superior.
Uma das características essenciais da dialética é o espírito críticoe autocrítico. Assim como examinam constantemente o mundo em que atuam, os dialéticos devem estar sempre dispostos a rever as interpretações em que se baseiam para atuar.
Quando a filha de Marx pediu ao pai para responder a um questionário organizado por ela e lhe perguntou qual era o lema que ele preferia, Marx respondeu: “Duvidar de tudo”.
c) RETÓRICA
É a arte do bem falar, de mostrareloquência diante de um publico para ganhar a sua causa. Isso vai da persuasão à vontade de agradar. Tudo depende da causa, do que motiva alguém a dirigir-se a outrem. O caráter argumentativo está presente desde o inicio.
Os Sofistas adquiriram durante o século V A.C; grande prestigio como professores de retórica.
d) ONTOLOGIA.
Significa o conhecimento do ser, é um termo de origem Grega....
tracking img