Hering store

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresas centenárias são, quase sempre, aquelas que se reinventam na medida em que o ambiente se altera. As menos flexíveis envelhecem e morrem. A catarinense Hering flertou com este último destino,mas chegou aos 128 anos em condições de celebrar os resultados do rejuvenescimento forçado. No primeiro semestre deste ano, seu faturamento no mercado doméstico cresceu 59% frente ao mesmo período de2007, sua geração de caixa ficou 166% maior, e as vendas nas lojas já existentes aumentaram 35,5%. A evolução nos resultados é atribuída ao sucesso do reposicionamento de preço da marca Hering, àabertura de novas lojas (próprias e franqueadas) e ao lançamento de um cartão de crédito próprio da rede. Mas esse é apenas o capítulo mais recente da história.

Até meados dos anos 90, os Hering –descendentes dos irmãos alemães que fundaram a primeira indústria de fios e malhas de Blumenau (SC) – produziam 100% daquilo que levava sua marca. A começar pelo fio. A companhia não tinha loja. Era umaindústria têxtil e tinha na produção própria seu diferencial, uma vantagem e tanto em tempos de economia fechada. “Com a abertura iniciada no governo Collor, despertamos. Percebemos que os principaisativos que tínhamos eram nossas marcas e canais de distribuição”, afirma Fábio Hering, principal executivo do grupo. Foi quando começou o “desinvestimento” na estrutura de produção. A companhiaabandonou a fabricação de fios. E começou sua transformação em empresa de varejo. Em 1996, a primeira Hering Store abriu as portas. Mas a expansão não deslanchou. A Hering não estava pronta para o cenário deeconomia estável, competição aberta com fabricantes asiáticos, câmbio desfavorável e aperto monetário.

A empresa era financeiramente alavancada, com uma estrutura de capital pesada para um país dejuros tão altos. Transformada em bola de neve, sua dívida quase saiu de controle na década seguinte. Ao final de 2005, o endividamento era de R$ 201,3 milhões, ou 4,6 vezes a geração de caixa da...
tracking img