Heresiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS CORÍNTIOS









CAPITULO 1

Prefácio, saudação e ação de graças

1.7 NENHUM DOM VOS FALTA. Paulo elogia os coríntios porque Deus, na sua graça lhes outorgou dons espirituais específicos. Esses dons são valiosos e indispensáveis para corroborar o ministério do Espírito Santo na igreja; sem eles, os crentes deixam de fortalecer e de ajudar uns aosoutros como Deus deseja. .
1.12 EU SOU DE PAULO... DE APOLO... DE CEFAS. Começaram a surgir facções entre os dirigentes da igreja de Corinto. Alguns membros da igreja passaram a considerar mais a certos ministros do evangelho do que o próprio evangelho. Paulo condena essa atitude, e os faz lembrar que nem ele, nem qualquer outro homem foi crucificado por amor a eles. Sempre devemos tomar ocuidado de concentrar nosso amor, devoção e lealdade em Deus e na sua Palavra; não em qualquer pastor ou outra pessoa.
1.18 É O PODER DE DEUS. A mensagem da cruz não somente abrange a sabedoria e a verdade, mas também o poder ativo de Deus, para salvar, curar, expulsar demônios e redimir as almas do poder do pecado (ver o estudo O REINO DE DEUS)
1.20 A SABEDORIA DESTE MUNDO. A sabedoria deste mundo éuma sabedoria que exclui a Deus, que glorifica a auto-suficiência humana, que faz do homem a autoridade suprema e que se recusa a
reconhecer a revelação de Deus em Jesus Cristo. (1) A essa sabedoria Deus chama de loucura (3.19,20), porque por ela o homem não conseguiu descobrir a verdade, nem conhecer o seu Criador (v. 21). (2) O crente deve manifestar desprezo segundo Deus.


CAPITULO DOISO CARÁTER DA PREGAÇÃO DE PAULO EM CORINTIO

2.1 NÃO FUI COM... SABEDORIA. O conteúdo da pregação de Paulo não foi segundo a última expressão da "sabedoria" humana, quer no mundo, quer na igreja. Antes, concentrava sua atenção, na verdade central do evangelho (a redenção em Cristo) e no poder do Espírito Santo. Ele tinha plena consciência das suas limitações humanas, da sua insuficiênciapessoal e dos seus temores e tremores interiores.
2.4 EM DEMONSTRAÇÃO DO ESPÍRITO E DE PODER Como demonstração do poder do Espírito Santo, a pregação de Paulo incluía a ação do Espírito Santo, que convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo, e o testemunho que Ele dá do poder salvífico do Cristo ressurreto ver o poder de transformar vidas o poder de levar a efeito a santidade no crente opoder de Deus manifesto por sinais e maravilhas acentuam que a pregação do evangelho nos tempos neotestamentários era acompanhada de poder especial do Espírito Santo.
2.12 PARA QUE PUDÉSSEMOS CONHECER. As coisas que Deus preparou para os que o amam, podem ser compreendidas pelo crente, mediante a revelação e a iluminação do Espírito.
À medida que o crente lê e estuda a Bíblia, o Espírito Santoilumina sua compreensão da verdade. Além disso, o Espírito comunica ao crente fiel uma forte convicção quanto à origem divina das Escrituras
2.13 PALAVRAS QUE O ESPÍRITO SANTO ENSINA. Embora Paulo esteja escrevendo a respeito da origem divina da sua própria pregação, suas palavras nos sugerem os passos pelos quais o Espírito Santo inspirou as Sagradas Escrituras.

CAPÍTULO 3

O ESPÍRITOMUNDANO CAUSA DISSENSÕES NA IGREJA

3.1 COMO A CARNAIS. Um dos problemas principais da igreja de Corinto era sua tentativa de desfrutar das bênçãos de Deus e ao mesmo tempo recusar separar-se dos maus caminhos do mundo. Os dirigentes da igreja de Corinto deixavam os novos crentes permanecer nas congregações sem abandonarem muitas de suas práticas pecaminosas. Os coríntios estavam tolerando na igreja:divisões egoístas filosofia mundana, inveja e contenda orgulho,imoralidade, ações banais na justiça , freqüência a festas idólatras, e a rejeição dos ensinos apostólicos.
3.3 AINDA SOIS CARNAIS. Para um comentário sobre a diferença entre os crentes carnais e os espirituais.
3.15 SOFRERÁ DETRIMENTO A Bíblia assevera que todos os redimidos estão isentos do juízo divino para condenação Há,...
tracking img