Hereditariedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hereditariedade
Hereditariedade, estudo de todas as características de um organismo que estão determinadas por certos elementos biologicamente activos que procedem de seus progenitores. Embora o estudo científico e experimental da hereditariedade, a genética, tenha se desenvolvido no início do século XX, as teorias sobre este campo datam da Grécia antiga.
A redescoberta, em 1900, dos escritosde Gregor Mendel do ano de 1866 sobre os padrões de hereditariedade nas ervilhas promoveu uma abordagem importante do problema da hereditariedade (ver Leis de Mendel).
Uma das conquistas mais importantes para o desenvolvimento dos estudos sobre a hereditariedade em geral, e os princípios mendelianos em particular, foi a separação entre genótipo e fenótipo, estabelecida pelo botânico dinamarquêsWilhelm Johannsen em 1911. O genótipo refere-se aos genes que o organismo possui e é capaz de transmitir à geração seguinte. O fenótipo refere-se à aparência (em termos de caracteres) que mostra um organismo. A importância desta distinção está no fato de que a única forma de determinar o genótipo é através de experiências de reprodução, não simplesmente através do exame do fenótipo de um organismo.Depois de vários anos de experiências com Drosophila melanogaster, Thomas Hunt Morgan ajudou a estabelecer a teoria cromossômica da hereditariedade. O grupo de Morgan propôs que os fatores mendelianos se disporiam de forma linear sobre os cromossomos, definindo deste modo a realidade física dos genes como partículas distintas.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o estudo da hereditariedadealcançou um alto grau de desenvolvimento. Nas décadas de 1940 e 50, confirmou-se que os ácidos nucléicos são as substâncias principais da hereditariedade. Os biólogos começaram a se aprofundar acerca da natureza própria do gene; estabeleceram que cada gene é constituído por um segmento de ácido nucléico com a capacidade de codificar uma proteína específica. O conjunto formado por um ácido nucléico e umnúmero determinado de genes chama-se genoma. Todos os seres vivos possuem um genoma, que constitui o conjunto de instruções necessárias para a formação do organismo.
O projeto Genoma Humano (HGP), consórcio internacional que trabalha no deciframento do genoma humano desde 1990, anunciou, em 26 de junho de 2000, ter efetuado o seqüenciamento de mais de 90% dos três milhões de bases de ácidosnucléicos que constituem o patrimônio hereditário do homem.

Genética
1 | | INTRODUÇÃO |
Genética,  estudo científico de como se transmitem os caracteres físicos, bioquímicos e de comportamento de pais a filhos. Este termo foi criado em 1906 pelo biólogo britânico William Bateson. Os geneticistas determinam os mecanismos hereditários pelos quais descendentes de organismos que se reproduzem de formasexual não se parecem exatamente com seus pais, e as diferenças e semelhanças entre pais e filhos que se reproduzem de geração em geração, segundo determinados padrões.
2 | | ORIGEM DA GENÉTICA |
A ciência da genética nasceu em 1900, quando vários investigadores da reprodução das plantas descobriram o trabalho do monge austríaco Gregor Mendel, que, apesar de ter sido publicado em 1866, havia,na prática, sido ignorado por muito tempo. Mendel, que trabalhou com a planta da ervilha, descreveu os padrões da herança em função de sete pares de traços contrastantes que apareciam em sete variedades diferentes dessa planta (ver Leis de Mendel).
3 | | BASES FÍSICAS DA HEREDITARIEDADE |
Pouco depois da redescoberta dos trabalhos de Mendel, os cientistas perceberam que os padrões hereditáriosque ele havia descrito eram comparáveis à acção dos cromossomos nas células em divisão, e sugeriram que as unidades mendelianas de herança, os genes, se localizavam nos cromossomos. Os cromossomos variam em forma e tamanho e em geral apresentam-se em pares. Os membros de cada par, chamados cromossomos homólogos, têm grande semelhança entre si. A maioria das células do corpo humano contém 23...
tracking img