Hereditariedade mendeliana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHAGUERA EDUCACIONAL






JÉSSICA COSTA VIEIRA
RA: 4997011653

HEREDITARIEDADE MENDELIANA

ELISANGELA LIMA BASTOS PEREIRA

NITERÓI
14/09/2012

HEREDITARIEDADE MENDELIANA

GREGOR JOHANNMENDEL

Gregor Johann Mendel (1822-1884) nasceu Heinzendorf, hoje na República Tcheca. Era filho de camponeses, que cultivavam principalmente frutas, a família era pobre e dependente das árvores para amanutenção e sustento. Diante disto Mendel teve de superar dificuldades financeiras para conseguir estudar. Ingressou como noviço no mosteiro de agostiniano da cidade de Brno, na atual RepúblicaTcheca. Estudou física e matemática, bem como botânica e história natural na Universidade de Viena. Por volta de 1850 além das atividades pastorai de Mendel, ele ensinava ciências naturais em uma escola emBrno. Nos jardins do convento, Mendel iniciou as experiências sobre hibridação de ervilhas. Elas lhe permitiram estabelecer as leis que regem a hereditariedade. 
Mendel é considerado o pai dagenética, pois descobriu uma variedade de informações relativas à hereditariedade. Através de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje existe uma infinidade de pesquisas nessa áreaque são úteis para a compreensão da vida.

MENDEL E A ERVILHA

Gregor Mendel cultivou ervilhas e analisou cuidadosamente os descendentes de cada cruzamento. Ele observou que os diferentes indivíduosdessa espécie apresentavam certas características como variedades bem definidas.
Mendel cruzava plantas que pertenciam a linhagens que ele chamava de pura. A obtenção de linhagens puras em ervilhas éfacilitada, pois a autofecundação é o processo natural de reprodução nessa espécie.
Mendel analisou a textura da semente, com relação a essa característica existem duas variedades: lisa e rugosa.Mendel cruzou plantas puras de ervilhas que produziam sementes lisas com plantas puras que produziam sementes rugosas. Essas plantas deram inicio a experimentação, as quais constituíram a geração de...
tracking img