Herbart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Historia
Johan Friedrich Herbart
A história de um educador pode ser de interesse ou para inspiração ou para informação, para aumentar o entusiasmo pela tarefa do professor ou para explicar a origem de uma determinada teoria.
Pestalozzi e Froebel são exemplos de terem experimentado a amargura de inúmeros fracassos e frustações e sofreram muito. Nosso teórico Johan Friedrich Herbartviveu uma existência tranquila do sucesso fácil e grandes honrarias.
Johan Friedrich Herbart é de origem alemã, nasceu em 4 de maio de 1776 em Oldemburgo, sua mãe era admirável , inteligente e tinha talento literário , seu pai era advogado e conselheiro particular.
Quando tinha apenas cinco anos de idade, caiu em uma tina de água fervendo , teve como consequência uma constituição delicadatodo o resto de seus dias.
A mãe dedicou-se sem reservas ao seu cuidado e educação, até mesmo a direção de seus estudos, estava pressente a todas s lições e estudou grego a fim de acompanhá-lo em seu trabalho.
Foi dado instrução elementar ao jovem Herbart pelo Pastor Ulzen, que tinha uma breve, porém eficaz, filosofia da Educação. ”O objetivo de toda instrução é cultivar a clareza, precisão econtinuidade de pensamento.” Pode - se bem crer que o Pastor Ulzen teve uma forte influência na formação da própria teoria de instrução de Herbart.
Dos 12 aos 18 anos, Herbart frequentou o ginásio de Oldemburgo. Em acréscimo à acentuada aptidão para matemática, línguas e filosofia, era um musicista talentoso e possuía raro gosto literário.
Sua inteligência amadureceu muito cedo: aos 11 anosestudou Lógica; aos 12, Metafísica; e aos 14, escreveu um ensaio sobre a Liberdade da vontade. Como um simples jovem de 19 anos, ousou comparar sua penetração filosófica com as de Schelling e Fichte.
Seu pai o enviou a Iena, a fim de prepará-lo para a prática de Direito, apesar de não ter inclinação alguma para este fim. De 1794 a 1797, frequentou a universidade, tendo companhia sua mãe. Suaamizade com Shiller foi de suma importância, pois ele nesta época estava escrevendo suas Cartas sobre a Educação Estética do homem. Sob a influência desta Ideia, Herbart tomou decisão de dedicar sua vida ao estudo de educação e Filosofia.

Preceptor Particular: Por sugestão de sua mãe, deixou Iena para se tornar preceptor particular dos três filhos do governador de Interlaken, na Suíça. Este foi umdos passos mais decisivos da sua vida.
Teve dois resultados importantes: primeiro, ele ganhou experiência no ensino e, segundo, seu interesse educacional teve uma influência decisiva sobre sua filosofia. Seu ensino estava relacionado com o início da adolescência, pois os meninos tinham oito, dez e quatorze anos. Sua experiência como instrutor, levou-o a acreditar que o período de maiorreceptividade para instrução estende-se dos dez aos dezessete anos de idade, período no qual a educação geral se completa.
Herbart e Pestalozzi
Herbart é comumente apresentado como discípulo de Pestalozzi, apesar de ter apreço por Pestalozzi, Herbart já havia formulado suas ideias educacionais quando entrou em contato com Pestalozzi. Herbart tinha um dialeto sutil, e era conhecido como o “Pai dapsicologia moderna” e “Pai da moderna ciência da educação”.
Herbart um Filósofo da Educação
Herbart foi um hábil professor e um profundo filósofo. Pode-se dizer que ele é o único educador nos tempos modernos com condições de igualdade com os maiores pensadores no campo de filosofia. Sua vida divide-se em três períodos dos trabalhos universitários e produtividade cultural. De 1802 a 1809 lecionou emGottingem, e escreveu suas principais obras sobre educação. Em 1809 foi chamado a ocupar a cátedra de filosofia mais importante do mundo. Em 1833 Herbart voltou a universidade de Gottingem onde morreu em 1841.
Ciência e educação de Herbart
Atitude de Herbart com relação ao estudo da educação era direta a consequência do pensamento.
Moralidade: liberdade, perfeição, boa vontade, direito e...
tracking img