Herbario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTANDOS: ERIVAN FONSECA, JARLEIDE BATISTA, KALINE KARLA, KALYNNY TARGINO E MARIA MARCIA
ORIENTADORA: PROFESSORA MARIA GALVANI VIEIRA
MOSTRA DE BIOLOGIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
O QUE É UM HERBÁRIO?
Herbário é uma coleção dinâmica de plantas secas prensadas, de onde se extrai, utiliza e adiciona informação sobre cada uma das populações e/ou espécies conhecidas e sobre novasespécies de plantas. É uma coleção de plantas, dispostas segundo determinada ordem e disponíveis para referência ou estudo. Um herbário pode conter algumas centenas de exemplares colhidos num determinado local, ou, geralmente, ser composto de milhões de exemplares, acumulados ao longo de muitos anos e que documentam a flora de um ou mais continentes.
. Os herbários abrigam uma grande quantidade dainformação e dados sobre a diversidade vegetal, tais como a conservação, ecologia, fisiologia, farmacologia e agronomia, a fim de que possa ser estudada a recuperação da vegetação, das paisagens degradadas e para que se incremente a resistênciaa pragas, o melhoramento vegetal, a extração de produtos farmacêuticos outros.

OBJETIVOS

• Representar a flora de uma região
• Possibilitar a avaliação deimpactos ambientais
• Conservar materiais históricos
• Identificar espécies
• Contribuir para pesquisas em outras áreas da ciência

METODOLOGIA

Estas colecções de espécies de plantas secas são cuidadosamente pressionadas e coladas em papel pesado. Estas espécies encontram-se devidamente catalogadas e identificadas com informação acerca das plantas e o local onde foram colhidas. Aliás, numherbário, a sua colecção está em constante actualização. Regularmente são feitas novas colheitas de exemplares, acompanhadas com informações adicionais sobre a evolução do habitat, do clima, da vegetação, e outras informações que se considerarem relevantes. Se correctamente conservadas, um espécie-tipo pode durar centenas de anos.
Uma espécie de planta num herbário é uma fonte insubstituível de registo dabiodiversidade das plantas e serve como referência a muitas e variadas funções, incluindo identificação, pesquisa e educação.

HERBARIO DE PLANTAS MEDICINAIS

O conhecimento das propriedades medicinais dos vegetais acompanha a história da humanidade. Nos tempos antigos os conhecedores destas propriedades eram chamados de curandeiros, benzedores e xamãs. Hoje são conhecidos como cientistas,farmacêuticos e botânicos. Muitas plantas hoje estudadas por farmácias do mundo todo tiveram suas propriedades medicinais descobertas pelos índios e caboclos das mais variadas regiões do Brasil.

OBJETIVOS

* Conhecer as propriedades medicinais das plantas.

* Distinguir remédios alopáticos de fitoterápicos.

* Reconhecer a importância de não se automedicar.

METODOLOGIA
Material necessário:Amostras de plantas, Caneta, Cartolina, Fita, Cola, Jornal e Pisa-Papéis

Como fazer?

1. Colheita de Exemplares:
As plantas herbáceas (ervas) devem ser colhidas, sempre que possível, com todos os elementos, isto é com raízes, caules folhas, flores e frutos, se possível; as dimensões da planta colhida (poderá ser dobrada) devem ser adequadas às dimensões do papel onde é feita a montagem.Quando setrata de plantas lenhosas, arbusto ou árvore, só se colhem os ramos, flores e folhas.

Conteúdos

2. Uma vez feita a colheita

Coloca-se uma pequena etiqueta (bocado de papel) numerada em cada planta colhida.

Colocam-se todas as plantas, recolhidas num dado local, dentro de um saco de plástico de tamanho adequado.

O saco deve ser fechado imediatamente.

No caderno de campo registram-se os dadosreferentes a cada uma das plantas recolhidas (identificadas pelos respectivos números).

3. Preparar material para secagem

As plantas devem ser retiradas dos sacos após a chegada. Limpe as várias partes de uma planta: raiz, caule, folhas e flores, se tiverem;

Coloque as várias partes entre as folhas de jornal para secarem. Utilize um peso por cima das folhas de jornal, para mantê-las...
tracking img