Heranças Ligadas aos Cromossomos Seuais

850 palavras 4 páginas
A HERANÇA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS

As células somáticas (diploides) humanas possuem 46 cromossomos, dos quais 44 são semelhantes em ambos os sexos e são chamados cromossomos autossômicos ou autossomos, isto é, que possuem os genes responsáveis pela determinação das características fenotípicas do indivíduo como cor de cabelo, forma do rosto, cor dos olhos, forma e tamanho do nariz etc. Os outros dois são os chamados cromossomos sexuais, que determinam o sexo do indivíduo. Os cromossomos sexuais são morfologicamente diferentes, o X e o Y. No indivíduo do sexo feminino existem dois cromossomos X; no indivíduo do sexo masculino há um X e um Y.

Podemos notar claramente os pares de cromossomos homólogos (um vindo do pai, no espermatozoide e outro doado pela mãe, no óvulo). Assim, cada indivíduo apresenta em suas células somáticas (diploides) sempre dois genes para cada característica.

OS CROMOSSOMOS SEXUAIS

Nos homens h· dois cromossomos sexuais diferentes morfologicamente e que não compartilham todos os genes. Em outras palavras, há uma região do cromossomo X masculino que não tem homologia com o cromossomo Y. E é justamente nesta região que estão os genes chamados LIGADOS AO SEXO. Nos homens, portanto, há apenas um alelo naquela região, porque o X não tem homologia com o Y. Os homens são chamados de heterogaméticos, já que produzem gametas com dois tipos diferentes de cromossomos sexuais.
Já nas mulheres, por terem dois cromossomos X, a região ligada ao sexo possui dois alelos, funcionando como se fosse uma região de herança autossômica. São chamadas de homogaméticas, pois seus óvulos possuem sempre o mesmo tipo de cromossomo sexual: o X.
Veja como os cromossomos X e Y são morfologicamente diferentes: Justamente por terem apenas um alelo, de origem materna, na região do X que não tem homologia com o Y, os homens estão mais sujeitos ás doenças causadas por genes localizados naquela região

Relacionados