Heranca cultural brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A colonização do território brasileiro pelos europeus representou em grande parte a destruição física dos indígenas através de massacres e escravidão. A cultura indígena foi tambémparcialmente eliminada pela ação de catequese e mistura com outros povos. Atualmente, apenas poucos índios ainda mantém parte de sua cultura original. Apesar disso, nós, brasileiros, fomos muitoinfluenciados pela língua, pela culinária, pelo folclore e pelo uso de objetos caseiros como a rede de descanso e o espremedor de alho – usado para raízes pelos índios.
A língua principalfalada pelos índios no Brasil era a Tupi-Guarani, e o português brasileiro tem várias palavras vindas do Tupi-Guarani, como jaguar, capivara, ipê, jacarandá, etc. Os índios também influenciaram ofolclore brasileiro com seres como o Curupira, o Saci-Pererê, o Boitatá e a Iara. Na culinária, a mandioca, a erva-mate, o açaí e a jabuticaba são frutos da terra presentes na alimentaçãoindígena.

A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África. Quando chegaram ao Brasil, os escravos africanos falavam vários idiomas, por causa das regiõesdiferentes em que foram criados; mas, assim como aconteceu com os índios, foram obrigados a aprender o português e a aceitar o catolicismo. Esses africanos trouxeram muitas coisas de suasculturas, por exemplo, uma palmeira chamada dendezeiro, de onde se retira o azeite-de-dendê, que é utilizado em muitos pratos africanos como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Da música, acultura africana trouxe estilos que deram origem aos ritmos maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros. Existem também instrumentos musicais brasileiros como o berimbau, o afoxé, o bumbo e o agogôque são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e luta criada pelos escravos africanos no Brasil.
tracking img