Heranças deixadas pelos negros índios e brancos para a formação do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1217 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Aqui já existia os Índios, com a suas características culturais. Com a chegado do homem branco (portugueses), já houve um aumento nos costumes do povo que aqui vivia, sendo introduzidos costumes os brancos nos nativos. Mais tarde com a chegada de grandes massa de negros Africanos no Brasil estes costumes iriam sofrendo leves modificações.
Veremos como grande parte de nosso hábitosforam implantados por estes povos.

Formação Brasileira

Cultura é o conjunto de criações que vão desde os objetos e utensílios até as crenças e padrões de comportamento de um povo. Ela desperta no homem o sentido de criatividade

A aquisição de cultura é um processo contínuo, que se inicia no lar e se estende pela vida toda.
A palavra cultura possui dois sentidos básicos:

a) sentidopessoal - é o conjunto de conhecimentos de uma pessoa.

b) sentido social - é o conjunto de conhecimentos e realizações dos membros de uma sociedade - não é apenas os ensinamentos que recebemos na escola ou através dos livros, é toda criação humana utilizada pelo grupo social. Assim todas as sociedades, primitivas ou civilizadas, possuem a sua cultura própria.

Falando em "cultura brasileira",estamos usando a palavra cultura no seu sentido social. A cultura social brasileira formou-se pela herança cultural indígena, negra e portuguesa. O Brasil é um país de grande dimensão geográfica, cuja população é constituída por uma mistura (miscigenação) de três raças:

Raça Branca ( Portugueses)

A raça branca, representada pelos nossos colonizadores portugueses. Para o Brasil, eles trouxeramseus hábitos, seus costumes, tradições e a sua música. Foi a maior influência cultural que recebemos. Os brasileiros herdaram dos portugueses:
- a língua portuguesa
- a organização social, jurídica e administrativa
- o conhecimento científico e artístico europeu
- a religião católica com suas diversas manifestações (igrejas, procissões, devoção aos santos, festas religiosas)
- grande partedos costumes sobre alimentação, vestuário e moradia
- diversas danças e músicas (as festas juninas, as brincadeiras de roda, serenatas, coretos, cavalhadas,...)
- danças dramáticas (Bumba-meu-boi, Cheganças, Pastoris, Folias de Reis, Cordão de Bichos)
- instrumentos (guitarra (violão), viola, cavaquinho, flauta)

Observação - O folclore luso e a cultura popular européia em geral, resultaram deum processo de sedimentação que decorreu durante séculos. Estava de tal modo associado às condições de vida da aldeia campesina que não poderia subsistir em condições tão diversas como as oferecidas pelo Brasil. em primeiro lugar, refletia toda uma ordenação do tempo, condicionada a variações climáticas e às técnicas de cultivo próprias da Europa. As festas populares — nas quais se executavamdanças, folguedos, ritos propiciatórios e cantigas de trabalho — acompanhavam um ritmo agrícola associado às estações do ano. A divisão do espaço e sua associação a espíritos e entidades sobrenaturais estavam vinculadas ao tipo particular de oposição entre campo cultivado e floresta. A inversão das estações do ano europeu, o ritmo diverso do ano agrícola e a natureza diferente das plantas impediam quese reconstituísse o esquema anterior de representação do espaço e do tempo. Mais ainda, o folclore europeu (rural em grande parte) dependia de formas de sociabilidade, de relações de trabalho próprias da estrutura de aldeia, com sua concentração populacional, formas de divisão do trabalho, homogeneidade cultural e relativa indiferenciação social da população. No Brasil, ao contrário, as pessoasdispersam-se nos grandes espaços do interior ou concentram-se em unidades rigidamente estratificadas, de composição étnica diversa, como é o caso dos engenhos. Alterou-se, portanto, a própria natureza da vida social.

Raça Amarela ( Índios)

A raça amarela, representada pelo índio nativo. A liberdade, uma das características básicas da formação do caráter do homem brasileiro, foi herdada do...
tracking img