Hepatite c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HEPATITE C

A hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (VHC) e que afecta sobretudo o fígado. A infecção é muitas vezes assintomática, embora a infecção crónica possalevar à fibrose do fígado e por fim à cirrose, que normalmente só se manifesta passados vários anos. Em alguns casos, os indivíduos com cirrose contraem Insuficiência hepática ou cancro do fígado,podendo haver ainda complicações que representam risco imediato de vida, como varizes esofágicas ou gástricas.
O contágio com VHC é feito através de contacto sanguíneo, associado sobretudo ao uso deseringas, material médico mal esterilizado e transfusões sanguíneas. Estima-se que em todo o mundo sejam afectadas pela hepatite C 130 a 170 milhões de pessoas. A existência da hepatite C foi propostadurante a década de 1970 e demonstrada em 1989.2 A doença afecta apenas o ser humano e os chimpanzés.
O vírus permanece no fígado em cerca de 85% dos casos de infecção. Esta infecção crónica pode sertratada com medicação: a terapia convencional consiste numa combinação de peginterferona e ribavirina, os quais podem ser complementados com boceprevir ou telaprevir em determinados casos. A taxa desucesso do tratamento situa-se entre os 50 e 80%. Os indivíduos que desenvolvam cirrose ou cancro do fígado podem vir a necessitar de um transplante de fígado. A hepatite C é a principal causa detransplantes de fígado, embora o vírus normalmente se volte a manifestar mesmo depois do transplante.4 Não existe ainda uma vacina eficaz contra a doença.
Virologia
O vírus da hepatite C (VHC) é um VírusARN de senso positivo, de reduzida dimensão, de estirpe única e encapsulado. É um membro do género hepacivírus da família Flaviviridae.10 Existem sete principais genótipos de VHC, ordenados de um asete. Nos Estados Unidos, cerca de 70% dos casos têm origem no genótipo 1, 20% no genótipo 2, sendo atribuído a cada genótipo restante cerca de 1% dos casos. O genótipo 1 é igualmente o mais comum na...
tracking img