Hepatite b

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
HEPATITE B 5
AGENTE ETIOLÓGICO 5
TRANSMISSÃO DO VÍRUS 5
DIAGNÓSTICO 6
TRATAMENTO 6
PREVENÇÃO 7
CONCLUSÕES 8
REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO
Neste trabalho irá ser estudado as características da hepatite B, como acontece a transmissão, as características do agente etiológico, os cuidados a serem tomados durante o tratamento, como se prevenir da infecção e comoé feito o diagnóstico.

HEPATITE B
A doença conhecida como hepatite B, é causada pela infecção do vírus da Hepatite B (VHB). A hepatite B tem sido conhecida com uma série de denominações que representam também o conhecimento que se ia adquirindo acerca desta doença – hepatite do soro, hepatite de inoculação e hepatite pós-transfusão.
Esta doença pode também causar sintomas tais como aastenia, febre e vômitos, e se bem que esta doença raramente seja fatal, os doentes na fase aguda da doença necessitam muitas vezes de semanas e até meses de repouso e recuperação, para além de ficarem com restrições severas na sua vida social, antes de retomarem o ritmo normal da sua vida quotidiana. Se não houver cura total, a sua evolução pode ser perigosa – os sintomas podem estar mascarados e não semanifestarem durante anos, mas o fígado vai ser afetado lentamente e a evolução pode desencadear cirrose ou mesmo carcinoma hepatocelular.
AGENTE ETIOLÓGICO
Para entender melhor a doença, é importante também conhecer o causador da patologia que nesse caso é um vírus.
O genoma do VHB é único no mundo dos vírus devido à sua natureza compacta, por possuir frames de leitura sobrepostos e por estardependente da transcrição reversa.
O VHB é um vírus de DNA da família Hepadnaviridae, pertencendo ao género Hepadnavírus (vírus hepatotrópico de DNA). O seu genoma é constituído por 3200 nucleotídeos, em cadeia dupla, uma longa e uma curta, tendo esta última um comprimento variável (Areias, 1996; Castro, 1999).
O vírus pode sobreviver ativo no ambiente externo por vários dias. O período deincubação dura, em média, de um a quatro meses. Uma pessoa infectada por ele pode desenvolver a hepatite nas formas: aguda e crônica.
TRANSMISSÃO DO VÍRUS
O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via Peri natal, durante e após o parto; por via horizontal, através de pequenos ferimentos na pele enas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado).
As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais.
E também porMateriais ou instrumentos contaminados: Seringas, agulhas, perfuração de orelha, tatuagens, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, procedimentos de manicure.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da infecção da hepatite B é geralmente realizado com base na sorologia. Virtualmente, todos os indivíduos infectados com VHB, irão possuir antígenos, detectáveis no soro. Na infecção aguda os antígenos sãodetectáveis no soro algumas semanas após a infecção, coincidindo com o aparecimento dos sintomas da doença e, também podem ser detectados pela elevada taxa de replicação viral observada neste tipo de infecções. Ao mesmo tempo, os anticorpos IgM contra os antígenos, são detectáveis no soro. Subseqüentemente, anticorpos IgG contra os antígenos da são produzidos. À medida que a infecção aguda se dissipa, osanticorpos IgG contra os antígenos vão persistir, mas os anticorpos IgM e o antígeno da hepatite B tornam-se indetectáveis. Os indivíduos que desenvolvem uma resposta imunitária contra o VHB, desenvolvem anticorpos contra os antígenos da hepatite B. Tais anticorpos são também produzidos pela vacinação.
TRATAMENTO
Geralmente são tratados somente os sintomas, pois não há medicamentos...
tracking img