Hepatite b

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HEPATITE B
Disciplina: Microbiologia

Marilene M. S. Silva

LOGO

HEPATITES Termo genérico que significa inflamação do fígado; Medicamentosa, doenças autoimunes, metabólicas, genéticas,tóxicas ou virais; Hepatites virais são doenças de notificação compulsória; Tipos: A, B, C, D e E.

HEPATITE B: EPIDEMIOLOGIA
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS:

350 milhões de pessoas emtodo o mundo são portadores crônicos; No Brasil, 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica; Os portadores crônicos de hepatite B apresentam maior risco de morte por complicaçõesrelacionadas a hepatite crônica, como cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC).

HEPATITE B: ETIOPATOGENIA
Vírus DNA de fita dupla Família Hepadnaviridae Gênero Orthohepadnavirus Dimensão: 40-42 nm HEPATITE B: ETIOPATOGENIA
O genoma do VHB produz 3 antígenos: antígeno de superfície - HBsAg, antígeno proteico do VHB - HBeAg, antígeno central (core)- HBcAg

HEPATITE B: PATOGÊNESE
Período deincubação: 60 a 180 dias Período de transmissibilidade - 2 a 3 semanas antes dos primeiros sintomas, mantendo-se durante a evolução clínica da doença. O portador crônico pode transmitir por váriosanos. O vírus sobrevive 7 dias no ambiente externo, em contato com ferimentos/sangue pode levar a infecção em 5 a 40% das pessoas não vacinadas;

HEPATITE B: MECANISMO DA LESÃO
Os anticorpos contra ovírus, só atuam quando o vírus está na corrente sangüínea nos hepatócitos, os anticorpos não conseguem destruí-lo diretamente; O organismo reconhece o HBcAg na membrana que recobre o hepatócito ,desencadeando uma inflamação, onde células (principalmente linfócitos T citotóxicos) destroem os hepatócitos infectados, inicia a hepatite.

REPLICAÇÃO DO VÍRUS DNA

FORMA DE TRANSMISSÃO ParenteralPerinatal Sexual Hemotransfusão Hemodiálise Uso de drogas EV Profissionais de saúde

SINAIS E SINTOMAS: Fase aguda
O vírus pode permanecer no organismo de 6 semanas a 6 meses (infectando); 70%...
tracking img