Hepatite b

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HEPATITE B
A Hepatite B é uma doença viral que tem predileção por infectar os hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente, ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico.
* Apresenta como agente etiológico o Vírus da hepatite B (HBV). Um vírus DNA, da famíliaHepadnaviridae.

MODO DE TRANSMISSÃO

O vírus da Hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. O HBV é altamente infectivo e facilmente transmitido através da via sexual, transfusões de sangue, procedimentos médicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança, transmissão vertical (mãe-filho), contatos íntimosdomiciliares (compartilhamento de escova dental e lâminas de barbear), acidentes perfurocortantes, compartilhamento de seringas e de material para a realização de tatuagens e “piercings”.
O período de incubação dura de 30 a 180 dias, em média, de 60 a 90 dias. Já o período de transmissibilidade tem duração de duas a três semanas antes dos primeiros sintomas, mantendo-se durante a evolução clínica dadoença. O portador crônico pode transmitir por vários anos.
Apesar de sermos capazes de produzir anticorpos contra o vírus, eles só funcionam quando o vírus está na corrente sangüínea. Depois que o vírus entra nos hepatócitos, os anticorpos não conseguem destruí-lo diretamente. Como partes do vírus são expressos (partes dele aparecem) na membrana que recobre o hepatócito (principalmente o HBcAg), oorganismo reconhece estas partes e desencadeia uma inflamação, onde células (principalmente linfócitos T citotóxicos) destroem os hepatócitos infectados. Está iniciada a hepatite.

DIAGNÓSTICO

Clínico-laboratorial e laboratorial. Apenas com os
aspectos clínicos não é possível identificar o agente etiológico, sendo
Hepatite B
CID 10: B16
35
Secretaria de Vigilância em Saúde / MS | 165necessária a realização de exames sorológicos. Os exames laboratoriais
inespecíficos incluem as dosagens de aminotransferases – ALT/TGP
e AST/TGO – que denunciam lesão do parênquima hepático. O nível
de ALT pode estar três vezes maior que o normal. As bilirrubinas são
elevadas e o tempo de protrombina pode estar aumentada (TP > 17s
ou INR > 1,5), indicando gravidade. Os examesespecíficos são feitos
através de métodos sorológicos e de biologia molecular.

SINTOMAS
De modo geral, os principais sintomas da infecção aguda pelo vírus VHB são semelhantes aos da hepatite A: náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras, icterícia (cor amarelada na pele e conjuntivas).
A hepatite aguda pode passar despercebida, porque adoença ou é assintomática, ou os sintomas não chamam a atenção. Outra particularidade é que a maioria dos pacientes elimina o vírus e evolui para a cura definitiva. Em menos de 5% dos casos, porém, o VHB persiste no organismo e a doença torna-se crônica.
A hepatite B crônica também pode evoluir sem apresentar sintomas que chamem a atenção durante muitos anos. Isso não indica que parte dosinfectados possa desenvolver cirrose hepática e câncer de fígado no futuro. Na maioria das vezes, porém, quando os pacientes procuram o médico, já há sinais de insuficiência hepática crônica: icterícia, aumento do baço, acúmulo de líquido na cavidade abdominal (ascite), distúrbios de atenção e de comportamento (encefalopatia hepática). A evolução dessa forma da doença depende de fatores, como a replicaçãodo vírus, a resposta imunológica, o consumo de álcool e a eventual infecção por outros vírus.

TRATAMENTO

Tratamento - Não existe tratamento específico para a forma aguda. Se
necessário, apenas sintomático para náuseas, vômitos e prurido. Como
norma geral, recomenda-se repouso relativo até praticamente a normalização
das aminotransferases. Dieta pobre em gordura e rica em carboidratos...
tracking img