Hepatite a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR

HEPATITE A

BOA VISTA-RR
2011
JANUÁRIA EUGÊNIA FRANÇA DOS REIS DA SILVA
SHYRLENNE CRHYSTYNNA GARCIA NOGUEIRA

HEPATITE A

Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Roraima – UERR, Curso de Enfermagem, Quinto Semestre, para obtenção de nota na disciplina de Saúde Adulto I, sob a orientação do Professor Ricardo Nunes.

BOA VISTA-RR
2011Hepatite A (HAV)
O HAV é um pequeno vírus RNA que pertence à família dos Picornavividae (gênero Hepatovirus). O vírus replica-se normalmente no fígado e é incluso no citoplasma do hepatócito. O vírus é secretado na bile e, uma menor extensão, no soro. Títulos mais altos são encontrados nas fezes durante o período de incubação e a fase sintomática inicial de enfermidade.
Esse vírus podesobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Ele é também extremamente resistente à degradação provocada por mudanças ambientais, o que facilita sua disseminação, e chega a resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos.
Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra VHA por toda a vida.
Transmissão
A hepatite A é altamente contagiosa e disseminada pela viafecal-oral, especialmente quando as condições sanitárias são precárias. A infecção é seguida por um período de incubação, que leva em media duas a seis semanas, onde a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus. A investigação da fonte dos casos de hepatite A revela que a maioria se deve a exposição direta pessoa-a-pessoa e, uma menor extensão, a contaminação fecal de alimentos e água. Oconsumo de moluscos de águas contaminadas é uma fonte bem conhecida, porém incomum de hepatite A. Raras situações de disseminação de hepatite A por transfusões sanguíneas e de derivados do plasma foram descritas.
Manifestações clínicas
As manifestações são muitas e podem variar desde uma infecção viral branda semelhante a uma gripe até uma insuficiência hepática fulminante. Entretanto, durante operíodo de incubação, os sintomas não se manifestam.
Apenas uma minoria dos infectados apresentam os sintomas clássicos da infecção:
* Febre,
* Dores musculares,
* Cansaço,
* Mal-estar,
* Inapetência,
* Náuseas e vômitos.
Muitos pacientes mostram-se anictéricos e assintomáticos. A anorexia é um sintoma inicial e grave. Com o decorrer da patologia pode-se notar icterícia eurina escura.
Também pode ocorrer hepatomegalia, esplenomegalia e indigestão, em variados graus, que é marcada por:
* Dor epigástrica vaga,
* Náuseas,
* Pirose e,
* Flatulência.
Geralmente pacientes fumantes desenvolvem uma aversão ao cigarro.
Diagnóstico
O diagnóstico da hepatite A é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue ou pela presençade seus fragmentos nas fezes, dessa forma o diagnóstico pode ser feito através de:
* Exame de anti-HAV Igm-específico que surge em uma fase inicial da doença e persiste por 4 a 12 semanas.
* Dosagem de transaminase glutâmicooxalacética (TGO) e glutâmico-pirúvica (TGP), que geralmente apresentam-se elevadas, superiores ao dobro dos valores normais.
* Dosagem de bilirrubinas, que nessascondições também está elevada.
* Biópsia hepática.

Grupo de Risco
Geralmente, é na infância que se entra em contato com o vírus. Por isso, o grupo de risco desta doença é constituído por crianças, assim como os adultos que interagem com elas e os profissionais de saúde.
Tratamento
Não existe um tratamento medicamentoso específico. Ele é apenas sintomático, voltado as principaismanifestações como febre, náuseas, vômitos. O cliente e submetido a repouso na fase inicial, dieta com restrição de gorduras, devido às dificuldades digestivas e transplante hepático, nos casos de comprometimento hepático extenso.
Profilaxia
O meio de profilaxia mais utilizado é através de vacinação. Recomenda-se que a vacina de duas doses seja fornecida a adultos com 18 anos ou mais, com a segunda...
tracking img