Hepatite a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hepatite A

A hepatite A é uma doença viral, mas não é tão perigosa quanto os outros tipos de hepatite.

Lavar bem as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro é uma das formas maiseficazes para se evitar a transmissão da hepatite A
A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, que atinge o fígado. Já existe na rede privada uma vacina contra o vírus da hepatite A,porém esta vacina é de custo elevado e, por conseguinte, é pouco acessível para a população. A ocorrência dessa doença é maior em locais com saneamento básico precário e atinge principalmente crianças, porainda não terem noções de higiene.
A transmissão do vírus da hepatite A se dá através de água e alimentos contaminados, e do contato direto com a pessoa infectada. A manipulação por uma pessoainfectada ou a lavagem dos alimentos com água contaminada é um meio de transmissão do vírus. O consumo de frutos do mar crus ou mal cozidos também pode ser uma fonte de contágio, pois esses animais têm acapacidade de filtrar a água, e com isso acumulam uma grande quantidade de vírus em seu organismo. Pessoas saudáveis que convivem com pessoas infectadas devem tomar imunoglobulina, uma medicaçãoprescrita pelo médico para prevenir a transmissão.
Os sintomas da hepatite A são: febre, mal-estar, fadiga, dores de cabeça, náuseas, dor abdominal e diarreias. Depois de alguns dias com a doença a pessoapode apresentar icterícia (olhos e pele ficam amarelados), fezes de cor clara e urina de cor escura.
Geralmente dois meses após a infecção a pessoa já está curada. A hepatite A não é uma doençaconsiderada grave e não tem medicação específica para seu tratamento. O médico prescreve remédios apenas para aliviar o desconforto causado pelos sintomas da doença. A pessoa infectada deve abolir oconsumo de bebidas alcoólicas, já que nessa doença o órgão atingido é o fígado, e com isso é possível sobrecarregá-lo, piorando o quadro. Não há necessidade de repouso nem de dietas alimentares. A pessoa...
tracking img