Heparina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Heparina

A heparina é um anticoagulante, de uso injetável que atua inibindo a coagulação sanguínea, e pode ser encontrado no mercado com o nome de Liquemine.
A sua admnistração pode ser via subcutânea, intravenosa direta ou por infusão intravenosa.
É indicada no tratamento da coagulação intravascular disseminada; prevenção do tromboembolismo; prevenção e tratamento do tromboembolismopulmonar; prevenção e tratamento da trombose venosa profunda.

Farmacodinâmica

A Heparina é um polissacarídeo linear complexo de 60.000 a 100.000 daltons, unido de forma covalente a uma proteína nuclear que é encontrada nos grânulos secretórios dos mastócitos.
A Heparina ocorre no meio intracelular nos tecidos que contêm mastócitos, sendo componente natural do organismo. Quando liberada pelosmastócitos, a Heparina é rapidamente fagocitada e destruída pelos macrófagos. A Heparina não pode ser detectada no plasma em circunstâncias normais.
Seu efeito anticoagulante é exercido por intermédio da antitrombina III que, como co-fator , neutraliza vários fatores ativados da coagulação (colicreína XIIa, XIa, IXa, Xa e trombina). A Heparina promove o aumento , além disso, da hidrólise dostriglicerídios, dos quilomícrons e das VLDLs, através da liberação e estabilização de lipases lipoprotéicas presentes nos tecidos. A Heparina é absorvida através da mucosa gastrointestinal sendo, portanto, administrada pela via parenteral. A administração é feita através da administração intravenosa contínua, injeção intravenosa intermitente ou injeção subcutânea profunda.
Farmacocinética

A atividade daHeparina desaparece do sangue com aparente cinética de primeira ordem. A Heparina possui um início de ação imediato quando administrada pela via endovenosa. Em contraste, existe considerável variação na biodisponibilidade da Heparina administrada pela via subcutânea, e o início da ação é retardado de 20 a 60 minutos. Quando 100, 400, ou 800 UI/Kg de Heparina são injetadas pela via endovenosa, ameia - vida da atividade anticoagulante é de aproximadamente 1, 2, 5 e 5 horas, respectivamente.
A Heparina não atravessa a barreira placentária nem passa para o leite materno. Por esta razão é considerado o anticoagulante de eleição durante a gravidez e lactação. A Heparina parece ser depurada e degradada primariamente pelo sistema reticulo endotelial. Os metabólitos são inativados e eliminadospor via renal. A meia - vida biológica depende da dose a ser administrada e situa-se em 1 hora com 100 UI/Kg e 2,5 horas com 400UI/Kg. A meia - vida da Heparina pode ser um pouco diminuída em pacientes com embolia pulmonar, e pode ser prolongada nos pacientes com cirrose hepática ou no estágio final da doença renal.
Digoxina

A digoxina é uma substância cardiotônica e antiarrítmica, paratratar problemas cardíacos como arritmias. Pode ser encontrada com o nome comercial Lanoxin.
Pode ser administrada por via oral ou intravenosa.
Farmacodinâmica

A Digoxina aumenta a contratilidade do miocárdio por atividade direta. Este efeito é proporcional à dose na faixa mais baixa, e algum efeito é alcançado mesmo com doses bastante baixas. O efeito ocorre até com o miocárdio normal, emboraneste caso não apresente nenhum benefício fisiológico. A ação primária da Digoxina é, especificamente, inibir a adenosina trifosfatase, e desta maneira, a atividade trocadora da bomba sódio/potássio. Esta distribuição iônica alterada cruza a membrana resultando em um afluxo aumentado dos íons cálcio e, assim, um aumento na disponibilidade de cálcio no tempo do par excitação-contração. Por essemotivo, a potência da Digoxina pode parecer consideravelmente intensificada quando a concentração de potássio extracelular é baixa; ao passo que o efeito oposto é obtido na condição de hipercalemia.
A Digoxina exerce o mesmo efeito de inibição do mecanismo trocador sódio/potássio sobre as células do sistema nervoso autônomo, estimulando-as a exercerem atividade cardíaca indireta. Aumentos nos...
tracking img