Henryk Tomaszewski - Cartazes Poloneses

2013 palavras 9 páginas
Introdução

Henryk Tomaszewski foi um designer polonês, que iniciou a chamada Escola Polonesa de Pôster.
No início, queria apenas diferenciar os pôsteres poloneses dos demais países da Europa, com isso, começou uma nova forma de informar as pessoas, utilizando imagens capazes de mostrar o desejado, ao invés de fazê-los através da escrita.
A seguir, serão apresentadas sua biografia e obras, comentadas de acordo com cada estilo adotado pelo designer, e suas motivações.

BIOGRAFIA

Henryk Tomaszewski nasceu em 10 de junho de 1914 em Varsóvia, Polônia.
Sua família se dedicava à música e esperava que ele fizesse o mesmo, mas em 1934, matriculou-se na Escola de Belas Artes de Varsóvia, no curso de pintura, contra a vontade de seus pais.
Tomaszewski se formou em 1939, influenciado por cartunistas alemães (George Grosz e John Heartfield), que o levou a trabalhar com muitas caricaturas e sátiras durante sua carreira. É possível que essa influência tenha interferido no seu estilo, característico pelo humor e a crítica (em grande parte irônica).
Seus principais trabalhos até 1947 consistiam de criação de cenários para teatro e escrever a parte de humor da revista Trepkowski. Ele produzia (pinturas, desenhos e xilogravuras) mesmo durante a ocupação nazista, mas todos esses trabalhos foram destruídos durante da insurreição de Varsóvia.
A Partir de 1947, ele e outros designers (entre eles Tadeusz Trepkowski, também importante na história dos cartazes poloneses), foram contratados para criar os pôsteres dos filmes da Central Wynajmu Filmow, distribuidora do Estado. Tomaszewski aceitou a proposta com a condição de fazer pôsteres diferentes dos europeus.
Apesar da ajuda do estado, as dificuldades eram muitas. A guerra acabara há pouco tempo e estavam sem pincéis ou tintas para seus trabalhos, o que o encorajou a buscar a essência de cada filme, para utilizar o mínimo de elementos possíveis em seus cartazes.
Ao invés de fotos de atores famosos e imagens comuns,

Relacionados

  • Cinema em Cartaz
    2641 palavras | 11 páginas