Henry van der velde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia e Teoria da Arquitetura e Urbanismo


Henry van der Velde



Arquiteto e docente foi considerado um dos criadores do estilo Arte Nova. Recomendou Walter Gropius como seu sucessor na Escola de Weimar, em 1915.
Este belga nascido em Antuérpia foi um dos iniciadores do estilo Art Nouveau, caracterizado pelo emprego de motivosflorais, linhas sinuosas. Foi considerado o artista mais internacional deste movimento artístico.
Começou sua carreira como pintor, influenciado pelos neo-impressionistas. Depois, influenciado (1890) pelo inglês William Morris, passou a se dedicar ao desenho industrial, com a intenção de aplicar ao dia-a-dia de suas concepções estéticas.
Construiu a sua primeira casa para ele próprio, em Bruxelas,a Bloemenwerf (1895), embora ele nunca tenha estudado arquitetura, e começou a fazer sucesso pela criatividade de seus interiores, especialmente criando peças de mobiliário.
Realizou uma exposição de móveis em Paris (1896) e outra em Dresden (1897), que, com suas linhas onduladas e seus motivos orgânicos, foram fundamentais para difundir a Arte Nova na França e na Alemanha.

Weimar: Escola deArtes Aplicadas (1902)

Em 1902, Henry van de Velde fundou em Weimar um Seminário de artes aplicadas que, sob sua orientação, se transformou em 1906 na Escola de Artes Aplicadas. Quando da fusão com a Escola de Belas-Artes, sob a direção de Walter Gropius, formou-se a Staatliche Bauhaus Weimar, que veio a ser o ponto central do desenvolvimento do Design do século XX.
Foi conselheiro artístico dogrão-duque de Weimar, reorganizou a Escola de Artes e Ofícios e a Escola de Belas-Artes — e lançou as bases para a posterior fusão das duas instituições na Bauhaus, por iniciativa de Walter Gropius (1919).

Van der Velde e a Art Nouveau

O estilo conhecido como art nouveau, nome derivado da loja parisiense Maison de l’Art Nouveau, surgiu no início da década de 1890 em vários países, nos quaisadotou diferentes denominações: Jungendstile na Alemanha; estilo Sezession na Áustria; modern style na Inglaterra; style Liberty na Itália; arte nova em Portugal; e modernismo na Espanha. O mérito deste movimento foi estender a noção de arte a objetos antes considerados simplesmente utilitários, como móveis (ver Mobília) e acessórios próprios da decoração de interiores, e procurar uma maiorliberdade criativa na imitação das formas orgânicas da natureza. Entre os seus representantes destacam-se os belgas Victor Horta e Henry van de Velde, que exerceram profunda influência na arquitetura racionalista posterior; o francês Hector Guimard, criador dos acessos às estações de metrô de Paris; os arquitetos vienenses Otto Wagner, Joseph Maria Olbrich e Joseph Hoffmann; Antoni Gaudí, modernistacatalão cuja obra A sagrada família teve início em 1883. Na Escócia, Charles Rennie Mackintosh idealizou a Glasgow School of Art (1887-1889; transformada em biblioteca entre 1907 e 1909) com uma sintaxe retilínea, que culmina na audaz fachada de ferro e vidro.

Moveis e design de Van Del Verde

Diplomat’s chair Graf Kessler

Projetado em 1898/99, para conde Harry Kessler Cadeira paracoincidir com as separatistas ou "Posto de diplomata. Executado em madeira de fatia sólida manchado, couro, tecido. O design desta cadeira está intimamente ligado com uma das criações mais espetaculares Henry van de Velde, um dos pilares da popularidade do designer belga depois de 1897, especialmente na Alemanha: o "separatistas" ou "Posto de diplomata". A primeira versão, que foi mais de brincadeiraorgânica em grande estilo, foi criado por amigos do artista e patronos Julius Meier-Graefe e Eberhard von Bodenhausen. Não muito tempo depois, uma versão mais austera desta peça foi feita, que teve uma grande quantidade de espaço - era quase três metros de largura - com uma cadeira correspondente. Formando uma suíte com armários e estantes de impressão correspondentes, estas peças foram exibidas...
tracking img