Henry mintzberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HENRY MINTZBERG
Mintzberg defende que os MBA (Master of Business Administration, traduzido: Mestrado/Mestre em Administração de Empresas) “treinam as pessoas erradas, de uma forma errada e geram consequências erradas”. É a crítica mais demolidora jamais feita aos programas de MBA, que se tornaram numa “indústria” global.
No entanto Mintzberg gosta de ser polêmico. No primeiro livro, ele assinoua certidão de óbito do planeamento estratégico.
Em seus estudos publicados no livro “Mintzberg on Management: Inside our Strange World of Organizations” (traduzido: Mintzberg sobre Gestão: Dentro de nosso Estranho Mundo de Organizações, de 1989), categorizou os 10 diferentes papéis do gestor:
1. Símbolo: Você é fonte de inspiração e referência para a sua equipe. Para melhorar nesse quesitocomece trabalhando a sua imagem, comportamento e reputação com a equipe. Cultive a sua humildade e empatia, e seja sempre um exemplo a ser seguido no trabalho.
2. Líder: A liderança, provavelmente, é o papel mais trabalhoso de ser desenvolvido. Um fator que pode lhe dar um bom diferencial é tentar desenvolver a sua capacidade de gestão de pessoas e, principalmente, a sua inteligência emocional.
3.Elemento de Ligação: Nesse papel é importante o desenvolvimento da sua capacidade de relacionamento e networking. Muitas vezes você será o responsável pelo intercâmbio de pessoas e informações para ambiente externo na organização e também pela comunicação entre os departamentos da empresa.
4. Coletor: O coletor deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (domercado), e ter a capacidade de transforma-las em desenvolvimento para a empresa. Para desenvolver essa característica é importante estar sempre atento às mudanças do mercado, aprender como obter e processar rapidamente informações, e se preparar para aguentar a sobrecarga de dados.
5. Disseminador: Como responsável por disseminar informações, você deve trabalhar na sua capacidade de comunicação.Cursos de oratória, melhorar as suas habilidades da escrita e a sua capacidade de síntese são fatores que o auxiliam neste desenvolvimento.
6. Porta-Voz: Para representar a sua organização e o seu departamento é indicado que, primeiramente, você domine o assunto sobre o qual irá apresentar. Aprender técnicas de apresentação e dominar os recursos e as tecnologias audiovisuais são fatores que podemfazer a diferença neste papel.
7. Empreendedor: Você deve ser um agente de mudanças na organização. Para isso você deve desenvolver suas características em resolução de problemas e, principalmente, a sua criatividade e a capacidade de criar ideias inovadoras, que causem impacto na organização.
8. Solucionador de Problemas: Nessa função, você deverá desenvolver principalmente a capacidade deresolução de conflitos e aprender a gerenciar a emoção da sua equipe.
9. Alocador de Recursos: Para melhorar sua capacidade de alocação de recursos, você deve desenvolver sua capacidade analítica para aprender como gerenciar de forma mais eficiente o seu orçamento, como cortar custos, como investir, etc.
10. Negociador: Para melhorar sua negociação, você deve investir na sua capacidade decomunicação e aprender mais sobre relação ganha-ganha e poder de argumentação.
Os papéis gerenciais de Mintzberg são para se desenvolver naquelas funções que julga mais importante na sua posição como gestor.
Frases de Henry Mintzberg:
"Livre-se dos mercenários que usam terno"
“Gestão não é profissão, é prática”




Os 5 P's da Estratégia por Mintzberg



De acordo com Henry Mintzberg, aestratégia não é um conceito único e acabado. Partindo desse raciocínio, adotou, então, cinco definições formais de estratégia: os 5 P's da Estratégia, a saber:

ESTRATÉGIA COMO PLANO (PLAN): Há uma diretriz (ou um conjunto delas) com a finalidade de assegurar que os objetivos organizacionais sejam alcançados. São desenvolvidas consciente e deliberadamente. Podem ser explícitas em documentos formais...
tracking img