Henry mintzberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Henry Mintzberg

Nascido em 1939, o canadense Mintzberg estudou Engenharia na McGill University de Montreal e na Sloan School of Management do MIT e há 40 anos é professor de Gestão na McGill. Considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia e pelo menos desde um artigo publicado na Harvard Business Review, em 1975, é tido como uma figura polêmica.
Nessa publicação, Mintzbergexaminou o que um determinado número de gestores de diferentes setores realmente faziam no dia-a-dia, e descobriu que eles não eram exatamente modelos de eficiência.
Em um estudo feito com gestores britânicos naquela época, Mintzberg concluiu que o trabalho de administração é fundamentalmente uma tarefa de processar informações. De acordo com Henry Mintzberg, para ser um bom gestor é preciso serum bom ouvinte.
Dirigiu a sua obra para três temas principais: a elaboração de estratégias; as formas como os gestores distribuem o tempo e como funcionam os seus processos mentais; e como são desenhadas as organizações para se adaptarem às suas necessidades. A frase: "A estratégia não se planeja, constrói-se", ficou célebre.

Bibliografia:
The Structuring of Organizations. Prentice-Hall,1979
The Nature of Managerial Work. Harper and Row, 1980 (identificou as seis características do trabalho do gestor, alertando que o tempo médio que dedica a cada assunto é de apenas nove minutos.)
Structures in Fives - Designing Effective Organizations. Prentice-Hall, 1983
Power in and Around Organizations. Prentice-Hall, 1983.
Mintzberg on Management. Collier Macmillan 1989.
The StrategyProcess. HBS Press, 1995.
AHLSTRAD, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: Bookman Companhia, 1999.
Criando organizações eficazes. São Paulo: Atlas, 2003.
Ascensão e queda do planejamento estratégico: Bookman Companhia, 2004
QUINN; GHOSAL. O processo da estratégia: Bookman Companhia, 2006.
MBA? Não, obrigado. ---: Bookman Companhia, 2006.

Alfred D. Chandler

Nascido em 1918, ofundador da história empresarial, faleceu em 2006 no mês de Maio, com 88 anos. A sua enorme contribuição para o progresso da disciplina da gestão não pode deixar de ser sublinhada. O seu papel no avanço da disciplina talvez só tenha sido ultrapassado por Peter Drucker, também recentemente falecido.
Alfred Chandler fez pesquisas exaustivas das empresas norte-americanas em atividades no período entre1850 e 1920, que foram à base da maior parte do seu trabalho posterior e que deram origem a uma nova forma de ver a gestão - a abordagem contingencial.
Depois de se licenciar em Harvard, tornou-se um historiador no MIT. Mais tarde, foi professor de História na Johns Hopkins University e, a partir de 1971, professor de História Econômica na Universidade de Harvard.
Chandler foi o primeiro teóricoa defender a criação de um plano estratégico antes da elaboração de uma estrutura organizacional, ou seja, a estratégia deve preceder a estrutura. Teorizou também o conceito de descentralização nas grandes empresas, em voga nos anos 60 e 70, defendendo que a vantagem das empresas multidivisionais era o fato de estas permitirem que os executivos de topo deixassem de ser os únicos responsáveis pelodestino de uma empresa e passassem a ter responsabilidades mais rotineiras, ganhando tempo para se dedicarem a outras tarefas e passando a assumir o compromisso de um planejamento em longo prazo.
Defendeu também a necessidade de coordenar o planejamento estratégico das sedes com as políticas das unidades de negócio.

Bibliografia:
Strategy and Structure (MIT Press, 1962);
The VisibleHand: The Managerial Revolution in American Business (HBS Press, 1977);
Managerial Hierarchies - Comp. Persp. on the Rise of Modern Industrial Enterprises, com H. Deams (HBS Press, 1980);
The Coming of Managerial Capitalism, com R. S. Tedlow (Irwin, 1985).
Peter Drucker

Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - faleceu em 11 de novembro de 2005, em...
tracking img