Henry ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HENRY FORD nasceu em Wayne County, Michigan, Estados Unidos, em 30 de julho de 1863. Ainda jovem ajudava seus irmãos nos trabalhos da fazenda de seus pais, cortando lenha, recolhendo vacas do pasto, ordenhando-as, arando, plantando e colhendo. Ele detestava este seu primeiro trabalho, preferia observar o funcionamento de objetos mecânicos ou consertar as ferramentas, carroças e os trenósquebrados dos vizinhos na oficina do pai. Aos 13 anos montou seu primeiro relógio que funcionava, uma de suas adorações.
Educado na escola distrital de Greenfiel, desde cedo, interessou-se por mecânica, tendo abandonado a escola aos 15 anos, quando se mudou para Detroit, e aos 16 anos empregou-se como aprendiz na oficina de um vendedor de máquinas.
Casou-se aos 25 anos com Clara Jane Bryant, e trêsanos depois tornou-se um engenheiro da Edison Ilumination Company, ele era responsável pela manutenção do serviço elétrico da cidade, e nas horas vagas planejava e construía peças para um automóvel.
Teve um filho, Edsel Bryant Ford, e nesse mesmo ano terminou seu primeiro automóvel, um quadriciclo.(1893). Como era acionista minoritário da empresa não pode pôr em prática seus projetos ambiciosos, epor isso, fundou a Ford Motor Company (1903), que foi dirigida pelo seu filho, e depois pelo seu neto.
O famoso pai da indústria automobilística morreu em Dearborn, Michigan, em 7 de abril (1947) com 83 anos.
Ele foi quem introduziu o sistema de linha de montagem, permitindo a produção em massa de automóveis e viabilizando seu custo como produto de consumo, aumentou ainda o salário de seusoperários e reduziu suas cargas horárias para 8horas diárias, que na época era de 10 a 12horas, e ainda dando oportunidade para operários não qualificados, para que atraísse mais operários para o seu negócio e realmente o conseguiu, pois apesar de um trabalho cansativo e repetitivo, mas com um bom salário, atraiu muitos operários. Sua idéia era simples: queria produzir o maior número de veículospossíveis, com um design simples e de qualidade ao mais baixo custo, como foi o modelo T, esse veículo assinalava uma nova era no que diz respeito ao transporte pessoal, era fácil de conduzir e manter, foi um sucesso imediato.
Ele também introduziu, naquela época o sistema de metas, mesmo não tendo esse nome, pois se estabelecia uma meta de veículos a serem feitos no período de dias.
Ele foi oprimeiro a por em prática em sua empresa o taylorismo. Ele adaptou os três princípios básicos:
Intensificação: diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado.
Economicidade: reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima em transformação.
Produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período com aespecialização e a linha de montagem.
Assim ele começou com o processo de Fordismo, que nada mais é organizar a linha de montagem para produzir mais, controlar melhor as fontes de matérias-primas e energia, os transportes e a formação da mão de obra.
Com esse sistema ele queria reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número de pessoaspossíveis.
Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Foi montada uma esteira que se movimentava enquanto os operário ficavam praticamente parados, realizando uma pequena etapa da produção. Por isso, quase não era necessário qualificação dos trabalhadores. Foi investido muito na produção fordista, mas permitiu que a Ford produzisse mais de 2 milhões decarros por ano. O modelo pioneiro da Ford como já dito anteriormente foi o Modelo T.
O nascimento da industria automobilística e da produção em massa também tiveram conseqüências em outros campos. Ford fez os negócios se multiplicarem ao redor de sua empresa. Criou-se os revendedores associados a Ford, com isso o aparecimento de postos de gasolina e a construção de estradas asfaltadas. Houve...
tracking img