Henry ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Henry Ford

TGA




RESUMO

Nascido em 1863, em uma granja perto de Dearborn, Michigan (EUA).Quando jovem estudou em escolas públicas e, aos 16 anos, tornou-se aprendiz de mecânico em Detroit. Entre 1888 e 1889 foi mecânico e, mais tarde, chefe de mecânicos da Edison Illuminating Company. Assim, estavam dados os primeiros passos para a carreira de um dos maiores empreendedoresdo século XX.

Em 1893, conseguiu construir seu primeiro automóvel e, no ano de 1903, funda a Ford Motor Company, o grande império que conhecemos até hoje. Ford introduziu em sua empresa a técnica da fabricação de automóveis em série, foi assim que começou a utilizar peças padronizadas, reduzindo consideravelmente o custo dos carros até o irrisório preço de 290 dólares no ano de 1924. Paramelhorar a produtividade e a estabilidade dos seus empregados, duplicou seus salários e, desta forma, ser um funcionário da Ford tornou-se um privilégio. Resultado: os lucros duplicaram entre 1914 e 1916. É interessante notar que isto ocorreu em plena I Guerra Mundial.

Em 1908, a Ford Motor Company lança o seu famoso modelo T. Em 1913, ao começar a fabricação em série, o modelo T era o carroideal. O curioso deste modelo era que foi fabricado somente com a cor preta de alta duração, fato que barateou os custos. Em 1918, Ford concorreu ao cargo de senador pelo estado de Michigan, mas não consegui ser eleito. No ano seguinte criou o hospital Henry Ford, em Detroit.

Em 1919, Ford foi editor do Dearborn Independent, um semanário que publicava material anti-semita. Também escreveu umlivro chamado O Judeu Internacional. Posteriormente teve de retratar-se perante a comunidade judaica. Em 1927, último ano da fabricação do Ford T, o número de automóveis construídos somava mais de 15 milhões de unidades deste modelo.

Suas falhas, porém, foram não ter criado novos modelos a cada ano e suas pouco amigáveis relações com seus funcionários. Em abril de 1941, foi obrigado pelos juízesfederais norte-americanos a assinar contrato com seu empregados. Em seguida colaborou com o exército estadunidense na fabricação de aviões, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sua avançada idade o obrigou a abandonar a direção de suas empresas em 1945. Henry Ford faleceu em 1945, em Dearborn, deixando uma fortuna pessoal estimada entre 500 e 700 milhões de dólares e tendo doado parte de suas açõesna Ford Motor Company à Fundação Ford, uma organização sem fins lucrativos

Introdução

Em junho de 2003, a Ford Motor Company celebrou 100 anos de pioneirismo e evolução. A base desse sucesso foi construída pela iniciativa de um visionário: Henry Ford, um dos maiores nomes da indústria mundial.
Henry Ford pertenceu a estirpe dos homens que transcendem a vida. “Mais do que um nome, muito maisdo que a representação de algo que possa ser visto ou tocado, Henry Ford é hoje uma sigla; uma espécie de ideograma ocidental, cheio de significância e profundidade” (Maia, 2003). Não somente por ter sido o pai do fordismo – sistema de produção em série que revolucionou a indústria do século XX – mas sobretudo
por ter sido um homem inovador, persistente e bem à frente de seu tempo.
A inovaçãona área teórica é algo novo, é um parâmetro atual e ainda em discussão. Mas isso não quer dizer que as pessoas só passaram a inovar depois que os livros e teorias sobre a inovação passaram a surgir. Não foi só depois que os teóricos e estudiosos passaram a dar nome ao pioneirismo e às boas idéias, que o homem passou a ter sucesso com suas próprias idéias.
Através de leituras sobre a vida dessehomem, no início apenas curiosas e despretensiosas, passouse à realização de uma intensa e apaixonada pesquisa bibliográfica, pois foi-se percebendo que, Henry Ford, mais que uma escola de administração (fordismo), foi um homem inovador e persistente. Assim, pretende-se mostrar, aqui, o que foi percebido através desta pesquisa bibliográfica sobre Henry Ford. Busca-se, portanto, trazer um traçado da...
tracking img