Henry ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qaul a contribuição de henry ford para `a administração cientifica?
* 6 anos atrás
* Denuncie
SaoNunca
Melhor resposta - Escolhida por votação
Durante a revolução industrial, surgiu a necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção devido ao progresso no setor industrial. Foi nessa época que nasceu a Engenharia de Produção, tendo origem na Engenharia Mecânica. Nadécada de setenta, desenvolveram-se os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção, tornando-se independentes de outras áreas.

Os primeiros Engenheiros de Produção de que se tem notícia surgiram nos EUA entre 1882 e 1912, com o chamado movimento "Scientific Management" (Administração Científica) guiado pelos mentores F. W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H. L. Gantt, dentreoutros. Com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, os Engenheiros de Produção passam a exercer papel fundamental nos processos produtivos. A origem do curso está ligada ao fato de grande parte dos engenheiros acabar exercendo funções de gestão após 2 ou 3 anos de formado. Este profissional graduado em uma das ênfases tradicionais (Civil, Mecânica, Elétrica, Metalúrgica etc.), emborafosse capacitado no que diz respeito ao raciocínio lógico-matemático, sua formação carecia de competências que lhe permitissem desenvolver suas habilidades de liderança e de gestão. Além disso, faltava um melhor conhecimento de ferramentas contábeis e financeiras para a orientação do processo de decisão.
RESPOSTA N 2
Henry Ford (1863-1947) iniciou sua vida como simples mecânico, chegandoposteriormente a engenheiro-chefe de uma fábrica. Idealizou e projetou um modelo de carro auto-propelido e, em 1899, fundou com alguns colaboradores a sua primeira fábrica de automóveis, que logo depois foi fechada.

Continuou seus projetos sem desanimar e conseguiu financiamento com o qual fundou, em 1903 a Ford Motor Co., fabricando um modelo de carros a preços populares dentro de um plano devendas e de assistência técnica de grande alcance, revolucionando a estratégia comercial da época. Em 1913, já fabricava 800 carros por dia.

Em 1914 estabeleceu nessa época o salário mínimo de cinco dólares (US$ 5,00) por dia e jornada diária de oito horas de trabalho, quando, na época, na maioria dos países da Europa, a jornada diária variava entre dez e doze horas. Em 1926, já tinha 88 usinas ejá empregava 150 mil pessoas, fabricando então 2 milhões de carros por ano. Contudo, teve outros méritos que simplesmente o de haver construído o primeiro carro popular em larga escala ter feito fortuna por formular um punhado de teorias e idéias próprias a respeito da administração.

Utilizou o sistema de concentração vertical produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado,além da concentração horizontal através de uma cadeia de distribuição comercial por meio de agências próprias. Fez uma das maiores fortunas do mundo graças ao constante aperfeiçoamento de seus métodos, processos e produtos. Por meio da racionalização da produção, idealizou a linha de montagem, o que lhe permitiu a produção em série, isto é, moderno método que permite fabricar grandes quantidadesde um determinado produto padronizado. Na produção em série ou de massa, o produto é padronizado em seu material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo possível.

A condição precedente, necessária e suficiente para a existência da produção em massa, é a capacidade de consumo em massa, seja real ou potencial. A condução-chave da produção em massa é a simplicidade. Três aspectos suportam osistema: - A progressão do produto através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua; - O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo; - As operações são analisadas em todos os seus elementos constituintes.

Ford adotou três princípios básicos:

- Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração como emprego imediato dos...
tracking img