Henry ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERA DE VIÇOSA - CAMPUS DE RIO PARANAÍBA
ADE 401 – TIPOLOGIA DE LIDERANÇA


HENRY FORD

Henry Ford era um homem empreendedor, nascido em Springwells, em 30 de Julho de 1863 efalecido em 07 de Abril de 1947. Em 1896, Ford inventou o Quadriciclo, que foi a primeira carruagem movida sem a ajuda de cavalos que ele construiu, foi ele quem fundou a Ford Motor Company em 16 dejunho de 1903 com a ajuda de mais 11 sócios investidores. Com $28.000 em dinheiro, este pioneiro industrialista fez nascer o que se tornou uma das maiores corporações do mundo. Henry era um gênioinventor, apaixonado por motores desde garotinho.

Quando recém fundada, a Ford Motor Company era apenas uma das 15 empresas fabricantes de carros em Michigan e de 88 nos USA. Mas quando ela começou a gerarlucros nos seus primeiros meses, ficou claro que a visão de Henry Ford para a indústria automobilística iria emplacar de forma grandiosa. Desde o inicio de sua carreira notou-se traços de umaliderança autoritária - Segundo Sant’anna (2010), o líder autoritário é “uma pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as ideias de outro membro do grupo” (p.5) - Henryera líder controlador tanto em sua vida particular quanto profissional, visto que se distanciou da sua família Clara e Edsel (esposa e filho), por motivos profissionais, não permitindo assim que Edselfosse para a faculdade e nem que servisse o exército, acreditava que todo o conhecimento e experiência de que o filho precisava estava ali, pois se ele aprendeu na prática, seu filho também poderiaaprender, o patriarca achava que o lugar do filho era ali, perto dele, como seu aprendiz.

A empresa, até a terceira geração era administrada por Ford, ela passou das mãos do fundador para seu únicofilho, voltou para suas mãos por ocasião da morte deste e depois passou para o seu único neto Henry Ford II. Henry era tão possessivo com a empresa, que nomeou Edsel presidente da Ford, no intuito...
tracking img