Henry ford - fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução 2
2. Biografia 3
3. O Fordismo 5
3.1 Ford Model T 8
4.Taylorismo e Fordismo 9
Referências 11








1. Introdução


O modelo fordista baseava-se tanto na promoção de mudanças no interior da fábrica via inovações de base técnica e organizacional, quanto na promoção de mudanças nas relações sociais: tornava-se necessária amecanização da classe trabalhadora. Seus princípios perduram até hoje afinal Henry Ford pertenceu a classe de homens que transcendem a vida. Mais que um nome, muito mais do que a representação de algo que possa ser visto ou tocado, Henry Ford é hoje uma sigla; uma espécie de ideograma ocidental, cheio de significância e profundidade.


2. Biografia


Nasceu em Springwells no dia 30 de julho de1863, jovem já pensava em reduzir os pesados trabalhos manuais que existiam na fazenda de seu pai. Também na fazenda era responsável pelos reparos de maquinário, e sua principal intenção era observar o funcionamento dessas máquinas. Aos 12 anos o contato com um locomóvel a vapor o levou a estudar carros automotores.
Em 1876 Ford levou um grande golpe com a perda de sua mãe e apesar do desejo deseu pai de que assumisse a fazenda, em 1979 foi para Detroit dizendo a seguinte frase: “Eu nunca tive qualquer amor especial pela fazenda, era a mãe na fazenda que eu amava”.
Em Detroit trabalhou como aprendiz de operador de maquinas na empresa James F. Flower & Bros e mais tarde na Detroit Dry Dock Co onde viu pela primeira vez um motor de combustão interna.
Em 1882 retornou a fazendapara adquirir mais experiência na operação dos motores a vapor portáteis da Westinghouse, onde começou a trabalhar no conserto e na montagem de locomóveis a vapor.
Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido à gasolina. Casou-se emabril de 1888 com Clara Jane Bryant e cinco anos depois tiveram seu único filho Edsel Bryant Ford.
Alguns anos mais tarde, entrou na Edison Illuminating Company e em 1893 foi promovido a Engenheiro chefe, quando a passou a ter mais tempo e recursos financeiros para dedicar-se a motores a gasolina, experiência que resultou na criação de seu primeiro veículo automotor que chamou de Quadriciclo.Algum tempo depois, deixou seu emprego para se dedicar totalmente a fabricação de automóveis.
Em 1903, Ford e mais 11 investidores fundaram a Ford Motor Company em 1903 com capital de 28.000,00 dólares.
Tornou a marca Ford conhecida em todos Estados Unidos através da exposição do modelo “999”. Em 1 de outubro de 1908, foi lançado o “Ford Model T”. Em 1913 Ford introduziu a montagem emesteiras em movimento nas suas instalações, o que permitiu um enorme aumento da produção.
Em 1918 candidatou-se ao Senado como democrata e neste mesmo ano, transferiu a presidência da Ford Motor Company para seu filho.
E juntos compraram todas as ações restantes de outros investidores.
Nesta época, Henry Ford teve participações na mecanização do campo, e na fabricação de motoresaeronáuticos, chegando a construir um motor Liberty durante o período da primeira guerra mundial, e anos mais tarde um trimotor para aviões.
Com o enfraquecimento das vendas do modelo T, foi obrigado a criar outro modelo, denominado “Ford Model A”, introduzido em dezembro de 1927 e produzido até 1931.
Por volta de 1929, tentou uma plantação comercial de seringueiras para produção de borracha naAmazônia brasileira chamada de Fordilândia, o que foi uma de suas poucas falhas. Neste mesmo ano, recebeu uma proposta de Stalin para fazer um modelo de fábrica fordista na URSS (NNAZ, hoje GAZ). Dois anos depois, a Ford era responsável pela produção de 1/3 de todos os automóveis do mundo.
Seu filho Edsel morre em 1943 e Henry Ford volta ao cargo de presidente. Contudo, já tinha sofrido...
tracking img