Henri wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HENRI WALLON

Foi um médico, psicólogo e filósofo francês (1879-1962). Participou das duas guerras mundiais. Atuou como médico do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial. Na segunda participou contra os invasores nazistas .Devido sua vivência na primeira e segunda guerra, observou os processos psíquicos resultantes das lesões orgânicas e a necessidade da escola trabalhar os valoresdo indivíduo, o que o levou a participar da reforma completa do sistema educacional francês.

As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
Wallon defineque desenvolvimento é o processo pelo qual o indivíduo emerge de um estado de completa imersão social em que não se distingue do meio para um estado em que pode distinguir seus próprios motivos dos motivos oriundos do ambiente. Deste modo, desenvolver-se torna-se-ia sinônimo de identificar-se em oposição ao mundo exterior. O desenvolvimento ocorreria através de um processo assistemático e contínuo,em que a criança oscila entre a afetividade e a inteligência. O desenvolvimento é movido por conflitos, dialeticamente, de maneira análoga à combinação de acomodação, assimilação e equilíbrio.

Wallon afirma que os estágios se sucedem de maneira que momentos predominantemente afetivos sejam sucedidos por momentos predominantemente cognitivos. Usualmente, períodos predominantemente afetivosocorrem em períodos focados na construção do eu, enquanto estágios com predominância cognitiva estão mais direcionados à construção do real e compreensão do mundo físico. Este ciclo não é encerrado, mas perdura pela vida toda.

Em seus estudos da criança, Wallon estabeleceu que esta passa por cinco estágios de desenvolvimento, cada um com suas características próprias:

1. EstágioImpulsivo-Emocional, de 0 a 1 ano.
Nesta fase do indivíduo, predominam atividades que visam a exploração do próprio corpo, em relação aos incentivos internos e externos.Os movimentos da criança ainda são desordenados, bruscos, devido ao enrijecimento e relaxamento muscular.Neste processo, são selecionados os movimentos que propiciam aproximação com o outro, para cuidar das necessidades, e que passam a funcionarcomo instrumentos expressivos de estado de bem-estar e mal-estar. Na segunda fase deste processo já é possível reconhecer reações emocionais diferenciadas.

2. Estágio Sensório-Motor e Projetivo, dos 12 meses aos 3 anos.
A criança já inicia a exploração do espaço físico, através de processos como agarrar, segurar, manipular, apontar, etc., acompanhados por gestos. Inicia-se também adiscriminação dos objetos, separando-os. Toda esta atividade motora e sensória prepara as aptidões afetivas e cognitivas, base do próximo estágio.

3. Estágio do Personalismo, que ocorre dos 3 aos 6 anos.
Nesta fase, o indivíduo já tem a noção de ser um indivíduo separado dos outros. Através de processos de oposição (expulsão do outro)e de sedução (assimilação do outro) a criança inicia a separação do eue do outro. 

4. Estágio Categorial, dos 6 aos 11 anos.
Nesta fase, a criança já tem uma diferenciação nítida, entre o eu e os outros. O indivíduo já tem condições de atividades de agrupamento, seriação, classificação, categorização em vários níveis. A classificação do mundo físico em categorias, propícia ao indivíduo uma compreensão melhor de si mesmo. 

5. Estágio Puberdade eAdolescência, que se inicia aos 11 anos.
O indivíduo procede à exploração de si mesmo, como entidade autônoma, através de processos de auto-afirmação, questionamento, apoio a seus pares, em contraposição ao mundo adulto. Aumenta o nível de abstração e a percepção dos limites de autonomia e dependência.

Nessa teoria existem três leis reguladoras para a seqüência dos estágios:
1-    Lei de alternância...
tracking img