Henri ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principios básicos de Ford

O mais conhecido de todos os precursores da Administração Cientifica, Henry Ford (1863-1947) projetou um modelo de carro e em 1899 fuindou sua primeira fabrica deautomóveis, fundou em 1903, a Ford Motor Co. Sua idéia: popularizar um produto antes artesanal e destinado a milinários, ou seja, vender carros e preços populares, com assistência técnica garantida,revolucionando a estratégia comercial da época, “inovação”, a produção em massa. Ele inovou na organização de trabalho.
Em 1926, játinha 88 fábricas e empregava 150.000 pessoas, fabricando 2.000.000 carrospor ano. Utilizou um sistema de concentração vertical, produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado, além da concentração horizontal através de uma cadeia de distribuiçãocomercial por meio de agências próprias.
Até o começo do século XX, a atividade industrial era denominada pelos métodos artesanais. Um automóvel era fabricado da mesma forma como ainda hoje se constróiuma casa. A produção artesanal é custosa e demorada. Quando há um grande mercado potencial ansioso por uma grande quantidade de produtos de baixo custo, produzidos rapidamente, o artesanato édesvantajoso. Esse era um dos ingredientes do contexto que impulsionou a produção em massa, que é, essencialmente, a fabricação de produtos não diferenciados em grandes volumes.

Princípios da produção emmassa

Foi Henry Ford quen aplicou à fabricação de automóveis os dois pricípios fundamentais da produção em massa:
a. O primeiro princípio é a divisão do trabalho (exatamente com Adam Smith observouno século XVIII). O processo de fabricar um produto é divido em partes. Cada e grupo de pessoas, num sistema de produção em massa, tem uma tarefa fixa, que consiste em fabricar ou montar uma daspartes.
b. O segundo princípio é a fabricação de peças e componentes padronizados e intercambiáveis. Cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto final. Nenhum produto, peça...
tracking img