Henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Jules Henri Fayol nascido em 29 de julho de 1841 em Istambul filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalúrgica viveram as conseqüências da Revolução Industrial, e mais tarde, às conseqüências da Segunda Guerra Mundial Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph. Fayol Formou-se em Engenharia de minas pela ÉcoleNationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne, aos 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry essa empresa se encontrava a beira da falência, os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, as fábricas só produziam prejuízos e as minas de carvão estavam quase fechando, com a gestão de Fayol essa empresa se viu emum novo patamar de resultados, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.
Como resultado de suas experiências como gestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 1916 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história do pensamento administrativo.O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas dedimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas ,Henry Fayol faleceu em 19 de novembro de 1925 em Paris.

DESENVOLVIMENTO

Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principaisatividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Foi juntamente com  Frederick Taylor, um dos grandes precursores da Teoria Clássica da Administração, a qual enfatiza a estrutura das organizações definiu a empresa como uma organização que começa por uma plano estratégico ou uma definição de objetivos, evolui para uma estrutura para colocar o plano emprática, atua de forma controlada entre o líder e a força de trabalho, harmoniza o trabalho dos departamentos através da coordenação sujeita a avaliações e controle sobre a sua eficácia. O melhor desempenho da força de trabalho dependerá das qualidades do líder, do seu conhecimento do negócio e dos empregados e da sua capacidade de inspirar um sentido de missão.
Sua teoria caracteriza-se pela ênfasena estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na altaadministração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Esses princípios Fayol relacionaram 14princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor, sendo eles:
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas....
tracking img