Hendrik petrus berlage

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hendrik Petrus Berlage (1856-1934)
Hendrik Petrus Berlage – Disponível em: http://www.urbantvguide.nl/eerder-op-tv/radio-berlage-totaal/

Biografia:
Hendrik P. Berlage nasceu em Amsterdam em 21 de fevereiro de 1856. Em 1875 matriculou-se na Bauschule em Zurique para estudar Arquitetura. Após três anos de estudo, Berlage começou três anos de viagem. Em 1879 foi para a Alemanha, ondetrabalhou por alguns meses na construção do Panoptikum em Frankfurt. Foi para a Holanda por um tempo curto, e em setembro 1880 começou uma viagem de dois anos em toda a Itália. Em 1881 ele retornou a Amsterdam, onde trabalhou no escritório de Th. Sanders, um engenheiro civi. Após três anos tornaram-se parceiros, e sua associação iria durar cinco anos.  Em 1889 tornou-se um arquiteto independente e ficouconhecido como um dos primeiros arquitetos modernos da Holanda.  Em outubro de 1896, seu projeto ganhou o concurso da Bolsa de Valores de Amsterdam, com a qual ele foi totalmente envolvido por vários anos. Este projeto lhe permitiu amadurecer como um arquiteto, e no período de 1903 até sua morte, ele apenas aperfeiçoou o que ele tinha desenvolvido antes. No início de 1900, realizou oplanejamento da cidade para áreas residenciais em várias cidades holandesas, também desenhou móveis e papel de parede e tinha grande interesse em artesanato.Participou de exposições, e muitas vezes ganhou prêmios. Em 1911 visitou os Estados Unidos, onde ele conheceu o trabalho de Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright, suas obras passaram então a sofrer fortes influencias desses arquitetos, assim como de HenryHobsin Richardson e Eugene Viollet-le-Duc.  Em 1913 Berlage começou a trabalhar para a família Müller Kröller, e mudou-se para Haia. Planejou sua própria casa, em Violenweg que foi concluída um ano depois.  No mesmo período, Mies van der Rohe viveu em Haia, e os dois se tornaram amigos. Seu último importante legado foi o Museu da Comunidade para Haia. Ele começou os primeiros desenhos em 1919,mas não conseguiu terminá-los. O Museu foi aberto ao público em 1935, um ano após sua morte. 
Influenciou os arquitetos holandeses da geração seguinte, tanto os funcionalistas do movimento de Stijl pelo uso racional dos elementos construtivos, como os expressionistas, pela forma expressiva como utiliza os materiais.
Pensamento doutrinário:
Hendrik Petrus Berlage foi um dos primeiros arquitetosconsiderado moderno na Holanda. Seus princípios baseavam-se no neoplatismo da Idade média e na filosofia de Santo Agostinho, desde os seus trabalhos iniciais rejeitava a ornamentação e usava elementos construtivos e estruturais como motivos de composição ao invés de escondê-los, como era considerado obrigatório na época.
Em 1955 Mies Van der Rohe recorda:
“A obra de Berlage. Aquilo eraconstrução. O que me impressionou muito foi o uso do tijolo e a honestidade dos materiais. Nunca esquecerei a lição que aprendi na Holanda, só olhando os edifícios de Berlage.”
Berlage defendia que a arquitetura deveria ser a construção, expressa de modo claro. O uso do tijolo aparente em suas obras poderia remetê-las a arquitetura medieval, porem sua linguagem era sempre clara. Para Berlage osmateriais construtivos aparentes tinham, na expressão estrutural a sua essência. O princípio da honestidade dos materiais construtivos defendidos por Berlage foi usado por alguns arquitetos para contrapor-se ao neoclassicismo e ao ecletismo da época.
Outro aspecto muito importante para Berlage era o vínculo entre a fumaça, fogo e espírito. Fogo e luz pertencia às forças maiores e maisantigas. Chaminés fumegantes eram uma parte de destaque em seus projetos. Berlage defendia o aquecimento central e o considerava o coração da casa.
Berlage chegou a dar algumas palestras na Holanda para disseminar suas idéias, em uma delas; "O Woning Menselijke" (A habitação humana), dada em 1989 explicou seu ponto de vista sobre a luz e aquecimento, produtos de higiene entre outros. Em outra, "De Moderne...
tracking img