Hemostasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Clínico 04


Um rapaz de 25 anos de idade, queixando de freqüentes hemorragias, procurou um médico. Durante a consulta o rapaz disse ao médico que terapeuticamente recebia produtosdo plasma para controlar episódios de sangramento, desde os seus 5 anos de idade. O médico solicitou ao rapaz os resultados de todos os exames que foram realizados desde o momento em que foiconstatada a necessidade deste tipo de terapia. Os exames foram levados e avaliados pelo médico. Durante a análise dos respectivos exames, o médico constatou que o seu paciente era portador deHEMOFILIA A. Porém, diante da queixa de freqüentes sangramentos, o médico solicitou que fosse feito um coagulograma completo. O rapaz procurou um Laboratório de Análises Clínicas para realizar oexame. Os resultados estão descritos abaixo:
- Tempo de Sangria: 1 minuto e 30 segundos (normal) - Contagem de Plaquetas: 280.000/mm3 de sangue (normal)
- Tempo deProtrombina (TP): 20 segundos (prolongado) - Tempo de Trombina (TT): 16 segundos (normal)
- T. Trombop. Parcial Ativado (TTPa): 51 segundos (prolongado) - Dosagem de Fibrinogênio:300mg/dl (normal)


Pergunta-se:
1) Estes resultados estão normais? Justifique a sua resposta.
2) Estes resultados eram esperados pelo médico? Justifique a sua resposta dando ênfase àimportância de cada um destes exames na avaliação da HEMOSTASIA.
3) O que você espera encontrar se os exames que deram valores anormais forem realizados novamente usando uma amostra de plasmapreparada da seguinte forma:
100μl do plasma do paciente + 100μl de um plasma normal, retirar 100μl desta mistura de plasma para realizar os exames que deram valores anormais (acima dosvalores de referência).
4) Como você explica o fato de usar 100μl da mistura de plasma (plasma do paciente + plasma normal) para realizar TP e TTPa e os resultados ainda continuarem anormais?
tracking img