Hemorragia interna e externa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEET – CENTRO DE ENSINO TÉCNICO

TÉC. EM ENFERMAGEM










































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 O QUE É HEMORRAGIA? 4
3. CLASSIFICAÇÃO DAS HEMORRAGIAS 4
4. SINAIS/SINTOMAS. 4
5. O QUE FAZER EM CASOS DE HEMORRAGIA? 5
6. CONCLUSÃO. 6
7. BIBLIOGRAFIA 7INTRODUÇÃO


Sabemos que hemorragias são sempre casos de emergência, portanto deve ser prestado atendimento imediato. Através da realização deste trabalho vamos entender o que realmente é uma hemorragia, quais são os seus tipos, e principalmente queremos deixar claro os sintomas e quais são os cuidados que devemos ter quando presenciarmos um quadro hemorrágico.

O QUE É HEMORRAGIA?É tido como hemorragia todo derramamento de sangue do organismo humano para fora dos vasos sanguíneos. O sangue tem uma função vital e fundamental no organismo, além de transportar os nutrientes e o oxigênio para as células. Também leva o gás carbônico e outros resíduos e substâncias para os órgãos excretores do corpo.
O sangue tem funções nutritivas, excretoras e imunológicasessenciais ao nosso organismo, o que leva a concluir que a perda de tal elemento em nosso corpo é extremamente prejudicial e, dependendo da quantidade e do caso, mortal.
Uma hemorragia com muita perda de sangue não devidamente tratada pode levar a vítima a um estado de choque e, posteriormente, a óbito. Já em casos de hemorragias de menor proporção, pode trazer um quadro de anemia (falta denutrientes, e baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue).

Hemorragia externa: É o tipo de sangramento exterior ao corpo, ou seja, que é facilmente visível. Pode ocorrer em camadas superficiais da pele por corte ou perfurações, ou mesmo atingindo áreas mais profundas através de aberturas ou orifícios gerados por traumas. Pode ser contida, utilizando-se de técnicas de primeiros socorros.Hemorragia interna: A hemorragia interna se dá nas camadas mais profundas do organismo com músculos, ou mesmo órgãos internos. Ela pode ser oculta ou exteriorizar-se através de algum hematoma (mancha arroxeada) na região da hemorragia. A hemorragia interna costuma ser mais grave pelo fato de na maioria dos casos ser “invisível”, o que dificulta sabermos a dimensão e a extensão das lesões.
Ashemorragias ainda têm um outro tipo de classificação que se dá quanto ao tipo de vaso sanguíneo rompido. Podem ser:
Hemorragia Arterial- quando uma artéria é rompida ou cortada e o sangramento ocorre em jatos intermitentes, na mesma pulsação das palpitações cardíacas. O sangue nesse tipo de hemorragia apresenta uma coloração vermelha clara e brilhante. Costuma ser mais grave por ter uma perda maisrápida de sangue.
Hemorragia venosa- É o sangramento que se dá em decorrência do rompimento ou corte de uma veia, e tem uma coloração vermelha escura, típica de um sangue rico em gás carbônico, tem um fluxo contínuo e mais lento que o da hemorragia arterial.
Hemorragia capilar- É um sangramento lento e com menos volume de sangue, que ocorre nos vasos capilares (encontrados na extremidadeinterna da pele), e é observado em arranhões e pequenos cortes superficiais.
Sintomas/Sinais: Fraqueza, sede, frio, ansiedade ou indiferença, alteração do nível de consciência ou inconsciência, agressividade ou passividade, tremores e arrepios do corpo, pulso rápido e fraco, respiração rápida, pele pálida, fria e úmida, sudorese e pupilas dilatadas.

IDENTIFICAÇÃO DE HEMORRAGIA INTERNA:

Alémdos sinais e sintomas clínicos, suspeita-se que haja hemorragia interna quando houver: acidente por desaceleração (acidente automobilístico); ferimento por projétil de arma de fogo, faca ou estilete, principalmente no tórax ou abdome; e acidente em que o corpo suportou grande pressão (soterramento, queda).
Se houver perda de sangue pela boca, nariz e ouvido existe suspeita de uma...
tracking img