Hemograma_ Exame

1133 palavras 5 páginas
Hemograma
Também chamado: Hemograma Completo
Nome formal: Hemograma
Exames relacionados: esfregaço de sangue; hemoglobina; hematócrito; contagem de hemácias; contagem de leucócitos; contagem diferencial de leucócitos; contagem de plaquetas O exame
Como o exame é usado?
Quando o exame é pedido?
O que significa o resultado do exame?
Há mais alguma coisa que eu devo saber?

Como o exame é usado?
O hemograma é usado como um exame de triagem de distúrbios como anemia, infecção e muitos outros. Na realidade, é um painel de testes que examina as diferentes células do sangue, incluindo: Contagem de leucócitos: mede o número de leucócitos de qualquer tipo em um volume de sangue. Aumentos e diminuições podem ter significado.
Contagem diferencial de leucócitos: determina a proporção de cada tipo de leucócitos. Há cinco tipos diferentes: neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos, e basófilos.
Contagem de hemácias: mede o número de hemácias em um volume de sangue. Diminuição ou aumento indicam estados anormais.
Hemoglobina: mede a quantidade de hemoglobina em um volume de sangue.
Hematócrito: mede o volume percentual de hemácias em um volume de sangue.
Contagem de plaquetas: determina o número de plaquetas em um volume de sangue. Aumentos e diminuições podem indicar anormalidades com sangramento excessivo ou risco de coágulos. O volume plaquetário médio (MPV) é uma medida do tamanho médio das plaquetas. Plaquetas novas são maiores, e um aumento do MPV ocorre quando aumenta a produção de

plaquetas. O MPV dá ao médico uma indicação da produção de plaquetas na medula óssea.
Volume globular médio (VGM ou VCM ou MCV): é uma medida do tamanho médio das hemácias. Aumenta quando as hemácias são maiores que o normal (macrocitose), como na anemia causada por deficiência de vitamina B12. Diminui quando as hemácias são menores que o normal (microcitose), como visto na anemia por deficiência de ferro e na talassemia.
Hemoglobina globular média (HGM ou HCM): é um cálculo da

Relacionados