Hemoglobina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A hemoglobina é uma proteina que contém ferro,presente nos glóbulos vermelhos( eritrócitos) e que permite o transporte oxigénio.
A concentração de hemoglobina não varia necessariamente com o númerode glóbulos vermelhos. No homem normal há 3 tipos de hemoglobina: uma de tipo fetal, a hemoglobina F; e duas de tipo adulto, as hemoglobinas A e A2.
A anemia pode resultar de baixos níveis de ferrono sangue, perda de sangue excessiva, destruição excessiva de eritrócitos ou produção deficiente destas células. È possivel determinar a existência de anemia através da medição do nível de hemoglobinano sangue e da quantidade de glóbulos vermelhos.

Doença falciforme é a denominação usada para caracterizar uma doença causada pela presença de hemoglobina S (HbS) nas hemácias de um indivíduo. AHbS é formada pela substituição da adenina por timina codificando valina ao invés de ácido glutâmico na posição 136 da cadeia beta da hemoglobina. A hemoglobina anormal formada, HbS, substitui ahemoglobina A1 (HbA1) normal presente nas hemácias.
Hemoglobina S é uma variante de hemoglobina.
. A hemoglobina é responsável pela cor vermelha do sangue e também pelo transporte de oxigênio para osórgãos e tecidos.

Todos nós recebemos de nossos pais um gene responsável pela síntese de hemoglobina.
A hemoglobina normal é chamada A e os indivíduos normais são chamados AA, pois recebem uma parte dopai e outra da mãe.
Na AF a hemoglobina é anormal e chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais um gene normal (A) e outro da falciforme (S) é chamado de traço falciforme (AS). O portador detraço não é doente.
Se a pessoa recebe de ambos os pais o gene da hemoglobina anormal (S) é chamado de homozigoto (SS) e é portador de Anemia Falciforme.
Existe ainda a possibilidade da pessoaherdar um gene da hemoglobina falciforme (S) e outro com algum tipo de hemoglobina anormal (C,D ou talassemia). Nesse caso todas as doenças onde a hemoglobina S aparece associada à outra hemoglobina...
tracking img