Doença de Huntington
A doença de Huntington é uma doença hereditária (Que passa de pais para filhos).
É causada por uma mutação num gene e pode afetar tanto homens como mulheres. A doença afeta ascapacidades motoras individuais e também as capacidades intelectuais e emocionais, devido à deterioração das respectivas áreas cerebrais.
A doença caracteriza-se existencialmente por descoordenaçãona marcha, na fala e alterações no olhar. Com a progressão da doença os doentes têm dificuldades na execução da vida diária, como p.ex. impossibilidade de controlar o movimento, andar a pé, de deglutiros alimentos e dificuldade na linguagem.
Porque é que se colocou o nome de "doença de Huntington"?
O nome foi dado em lembrança ao médico que primeiro descreveu a doença. O Dr. George Huntingtondescreveu esta doença em 1972 enquanto médico em Long Island (E.U.A.). No passado esta doença era conhecida como Coréia de Huntington ou abreviado C.H., mas agora é chamada doença de Huntington ou DH,porque a coreia (orig. da língua grega = dançar, movimentos involuntários) apenas descreve um dos sintomas da doença.
Qual é a origem desta doença?
A DH é causado pela alteração em um gene doCromossomo-4. É sabido que a alteração neste gene pode conduzir a desordens nas células em determinadas áreas cerebrais.
Os cientistas levaram dez anos a descobrir essa alteração no gene do cromossomo-4, oque sucedeu em 1983. Em todo o mundo laboratórios e cientistas trabalham em projectos para descobrir meios de se controlar os efeitos do gene mal-funcionante.
Poderá o gene ser detectado?
A doençatransmite-se de pais para filhos, com um risco de 50 por cento. Se há alteração do gene num progenitor então qualquer criança (de sexo feminino ou masculino) tem 50 por cento de chance de herdar adoença. Se um indivíduo não tem este gene anômalo não o poderá passar para os seus filhos. A DH não salta uma geração.
Desde 1993 existe um teste genético disponível para saber se existe ou não este... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Hemoglobina glicada hb1ac. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Hemoglobina-Glicada-Hb1Ac/211022.html

MLA

"Hemoglobina glicada hb1ac" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Hemoglobina-Glicada-Hb1Ac/211022.html>.

MLA 7

"Hemoglobina glicada hb1ac." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Hemoglobina-Glicada-Hb1Ac/211022.html>.

CHICAGO

"Hemoglobina glicada hb1ac." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Hemoglobina-Glicada-Hb1Ac/211022.html.