Hemoglobinúria paroxística noturna (hpn)

Páginas: 12 (2855 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
INTRODUÇÃO

A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) é um distúrbio adquirido, raro, de curso clínico extremamente variável, onde ocorre a destruição dos glóbulos vermelhos, resultando na presença de hemoglobina na urina causada por um defeito na membrana das hemácias. Portanto é uma anemia hemolítica crônica.
Pela grande variedade de sintomas observados ao longo de seu curso, já foichamada de "o grande imitador". Entretanto, a tríade anemia hemolítica, pancitopenia e trombose faz da HPN uma síndrome clínica única, que deixou de ser encarada como uma simples anemia hemolítica adquirida para ser considerada um defeito mutacional clonal da célula-tronco hematopoética.
Este distúrbio é caracterizado pela eliminação de urina escura na parte da manhã que vai se tornando mais clara aolongo do dia. O termo noturno se refere à crença de que a hemólise era causada pela acidose que ocorre durante o sono mas a hemólise ocorre continuamente, a observação de hemoglobinúria ocorre pela manhã por causa do aumento da concentração urinária durante a noite.
A causa exata deste raro distúrbio é desconhecida. Acredita-se que seja um distúrbio da célula-tronco (a forma imatura das célulassangüíneas) na qual ocorre uma sensibilidade ao complemento (uma substância produzida pelo sistema imune) na membrana celular. Esta doença pode afetar pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos, porém é mais comum entre o grupo etário de 30 a 40 anos.
As contagens dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas podem ser baixas. A urina pode apresentar-se vermelha ou marrom pela manhã, oque significa a ruptura dos glóbulos vermelhos durante a noite, com a liberação de hemoglobina na circulação sangüínea e, em seguida, na urina. Em algumas pessoas pode haver a formação de coágulos sangüíneos. A doença pode progredir para uma anemia aplástica ou uma leucemia mielógena aguda. Os fatores de risco (exceto para a anemia aplástica) são desconhecidos. A incidência é de 1 em cada 100.000pessoas.


FISIOPATOLOGIA

A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), ou doença de Marchiafava & Michelli, é hoje em dia considerada como uma doença da célula tronco hematopoiética. Desde o início dos anos 80 com o progresso da citometria de fluxo depois, mais recentemente, da biologia molecular conduziram a um avanço do conhecimento da fisiopatologia desta doença rara.
HPN é causada pelaexpansão clonal não-maligna de uma ou mais células-tronco hematopoéticas que adquiriram mutação(ões) somática(s) no gene da fosfaditilinositolglicana classe-A (phosphatidyl inositol glycan-class A, PIG-A), localizado no cromossomo X10-12. Estas mutações resultam no bloqueio precoce da síntese de âncoras de glicosil-fosfaditilinositol (GPI), responsáveis por manter aderidas à membrana plasmáticadezenas de proteínas com funções específicas. A falência em sintetizar uma molécula madura de GPI gera ausência de todas as proteínas de superfície normalmente ancoradas por ela. Conseqüentemente, as células sanguíneas advindas do clone HPN têm algum grau de deficiência destas proteínas, que pode ser parcial (células PNH tipo II, com cerca de 10% da expressão normal) ou total (células HPN tipo III,com ausência completa da proteína)
Dentre as proteínas ancoradas pela GPI estão os CD5514 e CD5915, que têm o importante papel de controlar a ativação da cascata do complemento. Assim, a hemólise da HPN resulta do aumento da susceptibilidade de eritrócitos clonais ao complemento, pela redução ou ausência completa das proteínas regulatórias na superfície celular.
O sistema complemento consisteem mais de 20 proteínas séricas que interagem em seqüência precisas de ativação enzimática e ligação à membrana celular, gerando produtos com propriedades imunoprotetoras, imunorregulatórias, pró-inflamatórias e citolíticas. Pode ser ativado por três vias: via clássica, via da lecitina e via alternativa, sendo que as três resultam na geração de complexos C3-convertase, que mediam a quebra de C3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hemoglobinúria Paroxística Noturna
  • Certificação hpn
  • Casas noturnas
  • Jornada Noturna
  • Casa noturna
  • casa noturna
  • Fotografia Noturna
  • Etnografia Noturna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!