Hemodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Primeiros Socorros

Porto Alegre, RS, Fevereiro 2012

2

3

10

PRIMEIROS SOCORROS É o primeiro atendimento prestado no local do acidente, a uma pessoa cujo estado físico

coloca em perigo sua vida, com o fim de manter as funções vitais (manter a vida) e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência qualificada.

10.1

MEDIDAS BÁSICAS Osocorrista deve adotar algumas medidas básicas ao atender. Entre elas estão:    Assumir a situação; Proteger o acidentado; Examinar o acidentado.

10.1.1 Assumir a Situação 1. 2. 3. Evitar o pânico e obter a colaboração de outras pessoas dando ordens claras e concisas; Se for necessário avisar a polícia e pedir ajuda qualificada; Manter os curiosos afastados para evitar confusão e maiores danos, epara que o socorrista possa atuar da melhor maneira. 10.1.2 Proteger o Acidentado  Observar rapidamente se existe perigo possível para o acidentado e o socorrista nas proximidades, como fios elétricos, tráfego e andaimes. Pode ser necessário mudar o acidentado de lugar, identificar pessoas que se encarreguem de desviar o trânsito ou construir uma proteção provisória;  Sempre que possívelmanter o acidentado deitado de costas até que seja examinado e se saiba quais os danos sofridos. Não alterar a posição em que se acha o acidentado sem refletir previamente qual a conduta mais adequada a ser tomada;   Tranquilizar o acidentado; Se o acidentado estiver vomitando, colocá-lo em posição lateral de segurança, para manter as vias respiratórias limpas e desobstruídas;  Se o acidentadoestiver inconsciente, investigar se está respirando e se mantém a função cardíaca, se necessário realizar Respiração Cardiorrespiratória;    Cobrir o acidentado para conservar-lhe o corpo aquecido e protegê-lo do frio, chuva, etc... Quando a causa da lesão for um choque violento, deve-se presumir a existência de lesão; Deve-se determinar o método apropriado para transportá-lo quando oacidentado necessitar;  Recorra à ajuda qualificada se assim exigirem os ferimentos ou as condições do acidentado.

4

10.1.3 Examinar o Acidentado Procedimentos no Exame: 1. 2. 3. 4. 10.2 Está consciente? Tem Pulso e/ou Respira? Tem grandes hemorragias? Está envenenado?

ABC DO SOCORRISTA AGORA É C.A.B. “C” – Circulation – Circulação; “A” – Air – Vias Aéreas; “B” – Breathing – Respiração.Prioridades: 1. Tenha ideia clara do que se deve fazer para não expor desnecessariamente a vítima; 2. Verificar se há outros ferimentos, tendo o cuidado de não movimentar muito a vítima; 3. Solicitar o auxílio de pessoas qualificadas, o melhor socorrista não pode substituir uma

pessoa qualificada e, portanto é muito importante que tome as providências necessárias para que o acidentado receba umaassistência apropriada quando possível; 4. Alivie a dor, ainda tranquilize o acidentado. O socorrista deve saber que qualquer ferimento ou doença dará origem a uma grande mudança no ritmo da vida do acidentado, pois o coloca repentinamente numa situação para qual não está preparado, e que foge ao seu controle. Em alguns casos pode haver perdido a consciência e encontra-se completamente desacordado. Emtodas essas situações necessita de alguém que ajude. “Se o socorrista atuar de maneira tranquila e hábil, o acidentado sentirá que está sendo bem cuidado e não entrará em pânico”. Isto é muito importante, pois a falta de tranquilidade pode piorar em muito o seu estado. 10.3 SINAIS VITAIS      Níveis de consciência; Respiração; Pulsação; Temperatura; Pressão sanguínea.

10.3.1 Níveisde Consciência Normal: O acidentado está lúcido, orientado e coerente, quando indagado a respeito do acidente que acabara de sofrer, dá informações lógicas e auxilia o socorrista na localização dos ferimentos e lesões;

5

Confuso: O acidentado está desorientado e quando o socorrista lhe aborda fazendo perguntas a respeito do acidente, o mesmo não sabe lhe dar informações precisas a...
tracking img