Hemodialise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
iáliseHemodiálise: diálise realizada por meio da filtração do sangue. O sangue é retirado pouco a pouco do organismo através de uma agulha especial para punção de fístula arteriovenosa(FAV) oucateter (tubo) localizado numa veia central do pescoço(veia jugular interna), subclávia ou femoral, bombeado por uma máquina e passa por um filtro onde vão ser retiradas as toxinas(uréia, creatinina,sódio, potássio...) e a água que estão em excesso no organismo. Depois de “limpo”, o sangue volta para o corpo através da fístula ou do cateter. A hemodiálise é realizada em clínicas especializadas, nomínimo 3 vezes por semana e tem uma duração de aproximadamente 2-4 horas.
O SUS disponibiliza Hemodiálises nas clinicas e Hospitais(UTIs)

Pacientes em Diálise no Brasil, por Região – Censo SBN 2008.Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia 2008

Observamos que a Região Sudeste, detem o maior número de casos. É onde se localizam as grandes metrópoles do país, e há grande massa deindustrialização. O que solidifica a afirmativa de Rocha & Santos (2009), que o aumento da esperança de vida e conseqüente envelhecimento da população, aliando-se às mudanças nos hábitos de vida e, particularmente,ao progressivo aumento da industrialização, urbanização e globalização desses hábitos têm feito com que as doenças crônico-degenerativas, destaquem-se na saúde da população, a exemplo do acometimentoda doença renal crônica, em mais de um grupo populacional.
A pressa do homem contemporâneo, principalmente que vive em grandes cidades, em atender suas necessidades com agilidade e praticidade,implica em modificações nos padrões de alimentação - mais energia, açúcar, gorduras em geral e gorduras saturadas, menos frutas, hortaliças e grãos - e à redução da atividade física levaram ao crescimentoda participação das doenças crônicas não transmissíveis no perfil de morbimortalidade da população (CARVALHAES; MOURA; MONTEIRO, 2008).

Figura 2: Diagnóstico de Base dos Pacientes em Diálise –...
tracking img