Hemineglig Ncia

1638 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO A heminegligência visuo-espacial é uma síndrome neurológica que normalmente ocorre após acidente vascular cerebral (AVC) no hemisfério direito. Este fenómeno consiste na incapacidade do doente em atender aos estímulos vindos do lado contralateral à lesão e é considerado um défice na capacidade de vigilância e dos sistemas atencionais. O diagnóstico da heminegligência assume grande importância para o processo de reabilitação global do doente mas a sua detecção nem sempre é imediata, especialmente quando o défice é ligeiro. Essa síndrome consiste numa incapacidade do doente atender ou responder aos estímulos apresentados no lado oposto à lesão cerebral, sendo que esta incapacidade não é atribuída à existência de défices motores ou sensoriais.
Se trata de uma dificuldade em manter o estado de alerta e detectar alvos que se encontram num dos lados do espaço, tendo sido associada a um défice na capacidade atencional e na vigilância. O campo visual se encontra dividido em dois hemiespaços, o esquerdo e o direito. O hemiespaço que corresponde ao mesmo lado da lesão cerebral, denomina-se de ipsilateral, enquanto que no lado oposto se designa de contralateral.
A incidência da heminegligência varia entre 13% a 82% após lesão hemisférica direita, e entre 15% a 65% após lesão no hemisfério esquerdo.
Os doentes com heminegligência podem apresentar em simultâneo outras síndromes que, embora distintas, parecem ocorrer associadas à heminegligência. Essas síndromes são a anosognosia, a hemiplégia, a hemiparésia e a hemianopsia.
Tipicamente, os doentes com lesão hemisférica direita perdem a noção do seu défice, fenómeno apelidado de anosognosia. Observa-se este fenómeno quando se pede ao doente com heminegligência que levante ambos os braços e este apenas levanta o braço direito, negando a incapacidade de levantar o braço esquerdo.
Existem alguns princípios comportamentais que podem ajudar na distinção entre défice do campo visual e heminegligência:
1. A existência do

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas